FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

13ª Mostra Sesc de Artes traz 8 dias de espetáculos para Salvador

Comércio
15 de maio de 2021

A Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho chega ao seu 13º ano, consolidando-se como uma das mais significativas ações culturais realizadas no Centro Histórico de Salvador. Serão oito dias de programação artístico-cultural, entre 30 de setembro e 07 de outubro, que terão como palcos a sala principal e a arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho, o centro da cidade e outros espaços parceiros. A companhia gaúcha Ói Nóis Aqui Traveiz, Teatro da Vertigem, de São Paulo, e a presença da jornalista e crítica teatral Beth Néspoli são algumas das atrações. 

Entre os destaques da programação está a companhia gaúcha Ói Nóis Aqui Traveiz com o seu mais novo espetáculo – “Caliban – A Tempestade de Augusto Boal”. A montagem é um trabalho de rua que celebra os 39 anos do coletivo, um dos mais conhecidos do país. Já o Teatro da Vertigem, de São Paulo, aporta pela primeira em Salvador com a montagem “O Filho”. Além do espetáculo, o grupo realizará uma mostra de filmes e um laboratório cênico voltado para atores, dramaturgos, diretores, iluminadores, músicos ou sonoplastas, cenógrafos e figurinistas. Os interessados podem se pré inscrever através do email: [email protected].

Já os jornalistas, comunicadores, blogueiros, alunos de jornalismo e comunicação social e dramaturgos também tem uma oficina garantida nesta edição do projeto. A jornalista, crítica teatral e doutora em artes cênicas pela USP, Beth Néspoli (SP), fará uma oficina de cinco dias com o objetivo de compartilhar, discutir e articular conhecimentos sobre as artes cênicas com produção de textos críticos. As inscrições custam R$15 e também podem ser feitas pelo email.

Atração infantil – No mês das crianças, o evento presenteia os pequenos com dois espetáculos infantis gratuitos – “Meu quintal” e “Desconcerto em ri maior” – dos grupos baianos ViaPalco e Núcleo Circo Único. O primeiro possui uma trajetória marcada pela boa aceitação do público infantil, já este último faz sua estreia na programação da mostra. Os dois espetáculos têm direção do aclamado diretor e palhaço João Lima. 

Aldeia Pelourinho – A Aldeia é uma ação do projeto Palco Giratório – Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão de Artes Cênicas, que aglutina em um território, criações artísticas nacionais e locais, promovendo o diálogo, intercâmbio, fruição de espetáculos e ações formativas. 

A programação integra 08 grupos dos estados do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Pernambuco, do Mato Grosso e da Bahia que farão 14 apresentações artísticas, sendo 11 gratuitas, nas linguagens teatro de rua, teatro adulto e infantil, circo, música, concerto, intervenção urbana, além da realização de laboratório de criação cênica e uma oficina de crítica teatral.  Confira a programação completa no site e nas redes sociais do teatro:  www.sescbahia.com.br  facebook /teatrosescsenacpelourinho instagram @teatrosescpelourinho.