A resolução de conflitos por meio da mediação e arbitragem foi tema da reunião da Câmara do Jovem Empresário da Fecomércio-BA

A Câmara do Jovem Empresário (CJE) da Fecomércio-BA, em parceria com a Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (Cames), realizou na noite do dia 10/06, a primeira reunião virtual, com o tema, os benefícios empresariais para a resolução dos conflitos fora do âmbito do Poder Judiciário, através da mediação e da arbitragem. A iniciativa foi do empresário Pedro Dornas, coordenador da CJE.

Sócio da Cames/BA, Murilo Mattos explica que a ideia é atender, além das grandes companhias, pequenas e médias empresas que desejem resolver pequenos conflitos fora do Poder Judiciário, com opção de atendimento 100% online e que solucione mais rapidamente os casos. Apesar dos diversos benefícios, Mattos apontou que o setor ainda é pouco conhecido no País. “O mercado de mediação e arbitragem no Brasil já está consolidado institucionalmente, inclusive com legislações que incentivam o uso desses métodos de solução de conflito. Entretanto, ainda é pouco conhecido pela população em geral e não foi internalizado nas rotinas dos advogados”, pontua Murilo.

Processo eletrônico – Fundada em 2016, a Cames é uma empresa de mediação e arbitragem que nasceu com o objetivo de solucionar conflitos jurídicos com mais agilidade por meio de um sistema próprio de processo eletrônico, que permite a atuação em diferentes regiões do Brasil. Com unidades espalhadas em dez cidades brasileiras e com cerca de 300 profissionais cadastrados, a Cames ajuda pessoas jurídicas e físicas a resolverem seus conflitos de forma célere, acessível e confidencial. A empresa também participa e organiza eventos, como o Simpósio Nacional sobre Arbitragem, com o objetivo de promover mais conhecimento sobre o setor.