Área de logística ganha destaque com a alta do e-commerce

Mesmo diante de um cenário de mudanças significativas – comportamentais e financeiras – desde o último ano, alguns setores da economia conseguiram crescer. O consumidor, impulsionado pela quarentena, saiu das lojas físicas para as lojas online, fortalecendo o comércio eletrônico brasileiro, que alcançou, até o mês de novembro, a marca de R$ 115,3 bilhões, segundo a Câmara Brasileira de Economia Digital e a empresa Neotrust. Esse número é 122% maior que o valor acumulado no mesmo período de 2019.

A consultoria inglesa, PageGroup, colocou a área de Logística como uma das 38 profissões em alta e com perspectiva de contração. De acordo com Enoch Santos, instrutor de logística do Senac, a área oferta muitas oportunidades e também vagas “Hoje nós temos a presença de grandes empresas na instaladas na região metropolitana de Salvador, como Mercado Livre, Boticário e Continental. Para o segmento logística existem demandas para as partes de suprimentos, manufatura, produção e também logística reversa”, explicou.

Ao redor do Brasil companhias como Magazine Luiza, Amazon e Via Varejo intensificaram processos de automação e armazenagem, inaugurando ou investido em centros de distribuição e logística. Em entrevista à Folha, o vice-presidente da Mercado Envios, apoio logístico do Mercado Livre, disse que as novas operações devem dobrar o número de postos de trabalhos diretos nos centros logísticos, para mais de 13 mil vagas.

Capacitação – Para atender a demanda do mercado, o Senac lançou o curso de Técnico em Logística – que contempla as bases de planejamento, operacionalização, segurança e controle da cadeia produtiva e seu fluxo logístico. O título tem carga horária de 800h e começa no primeiro trimestre de 2021. As aulas são presenciais, de segunda a sexta, com opções para turmas nos turnos matutino e noturno – na unidade do Senac em Camaçari. Mais detalhes da formação podem ser vistas na página do curso