BANCO DE FOMENTO INTERNACIONAL REÚNE-SE COM LIDERANÇAS DO SETOR PRODUTIVO BAIANO

Em missão especial ao Brasil, CAF apresenta programa de valorização do cacau na Casa do Comércio.

As entidades do comércio, indústria e agricultura reuniram-se com executivos do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, que visitaram a Bahia para apresentar-se  à iniciativa privada e promover o projeto “Iniciativa Latino-Americana do Cacau”. Realizado na Casa do Comércio, no dia 28 de setembro, o encontro contou com a presença de representantes da Fecomércio-BA, FIEB, FAEB, Sebrae, Sesc e Senac.

Fundado em 1970, o CAF funciona como uma agência de fomento, promove o desenvolvimento sustentável através de operações de crédito, atuando em 19 países. “O Brasil tem 11% de participação no nosso portfolio de crédito. Já trabalhamos nos setores de transporte, energia, desenvolvimento social e educação”, disse o executivo Luis Toro, do escritório do Uruguai. “Poderemos atender às pequenas empresas através de linhas de crédito dirigidas, em parcerias com os bancos locais”, destacou.

CACAU SUSTENTÁVEL – Há cinco anos o CAF desenvolve um projeto de valorização à cadeia produtiva do cacau ─motivo que colocou a Bahia na rota da missão. “Funcionamos como um catalisador de investimentos, ampliando o volume de recursos por meio de parcerias com fundos internacionais de fomento à sustentabilidade ambiental”, disse o executivo responsável pelo programa, Federico Vignati.

O “financiamento verde”, de acordo com Vignati, é uma das prioridades do banco. Por conta disso a Iniciativa do Cacau, que envolve 10 países produtores latinos, tem prerrogativas ambientais. O crédito é destinado às empresas que têm práticas sustentáveis comprovadas, havendo a possibilidade de financiamento direto com redução de custos. O incentivo à manutenção da agricultura familiar, predominante no cacau, também é uma das justificativas do programa.

Para o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, é importante direcionar esse programa de crédito também aos pequenos e micro empresários,  entre agricultores, industriários e comerciantes envolvidos na cadeia produtiva e de comercialização do cacau e do seu principal produto, o chocolate.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, ressaltou a importância de convergir esforços de todos os que compõem essa cadeia – bancos, entidades do setor produtivo, produtores do fruto e fabricantes de chocolate. “Precisamos evoluir na construção de uma cadeia agroindustrial e comercial do cacau, fomentando também a criação de um sindicato dos chocolateiros baianos”, destacou.

De acordo com dados do CAF, o mercado mundial do cacau é dominado pela África. A América Latina tem somente 18% de participação global na produção de chocolate, mas é líder no segmento de chocolates finos.  O Brasil é o segundo maior produtor de cacau na AL, ficando atrás do Equador.