FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-BA recebe o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho

Sistema Comércio
19 de maio de 2022
Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-BA recebe o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho

A recente onda de assaltos em bares e restaurantes de Salvador motivou o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (CET), Glicério Lemos, a convidar o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, para participar da reunião da Câmara, nesta quinta (19/05), na Casa do Comércio. O encontro gerou sinergia entre a Polícia Militar e os representantes das entidades turísticas que compõem a CET, selando uma parceria em prol da segurança nos ambientes frequentados por baianos e turistas na capital.

O Coronel Coutinho salientou que o momento atual em que “estamos saindo da pandemia e os cidadãos estão voltando a circular suscitou uma nova modalidade de crime em nossa cidade, nos locais com movimento de pessoas”. De acordo com o comandante, ações estão sendo tomadas no bairro da Pituba e o resultado é a ausência de ocorrências há 20 dias.

“Defendemos a polícia de proximidade junto à sociedade civil, por isso fazemos visitas regulares aos proprietários de hotéis, bares e restaurantes, além de ações em parceria com a Polícia Civil”, disse aos empresários, colocando a Polícia Militar à disposição.

 O coronel ressaltou o dever da Polícia Militar de apoiar a segurança na realização de eventos na cidade, desde que previamente planejados. O diretor geral do Centro de Convenções de Salvador, Ludovic Moullin, registrou que a Bahia retornou a receber grandes eventos, a exemplo de congresso médico, com aproximadamente 3 mil participantes, marcado para a próxima semana.

Um dos pleitos registrados pelos participantes foi a ampliação da segurança no Centro Histórico devido ao aumento de ocorrência de assaltos a agentes de viagens naquela região, conforme ressaltou Angela Carvalho, vice-presidente da Abav-BA.

As medidas de combate aos crimes cibernéticos, como as páginas fake de estabelecimentos turísticos criadas nas redes sociais, também entraram em pauta, diante da presença do delegado da Polícia Civil e especialista nessa área, Jorge Figueiredo, que também discorreu sobre a possibilidade de registro de ocorrências via Delegacia Digital.

Estiveram presentes representantes da Abrasel, ABLA, Abrasce, ABAV-BA, Federação Brasileira de Hospedagem e Almentação, Salvador Convention, Senac-BA, Sesc-BA, entre outros.