Câmaras da Mulher Empresária ligadas a Fecomércio-BA e sindicatos movimentam o mês dedicado ao empreendedorismo feminino
Em 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data foi instituída em 2014 pela ONU – Organização das Nações Unidas como forma de incentivar a criação e o comando de negócios por mulheres, favorecendo a equidade de gênero no mundo empresarial. Neste mês, a rede de câmaras em Salvador e interior, ligadas à CEME – Câmara Estadual da Mulher Empresária da Fecomércio-BA, desenvolve diversas iniciativas visando networking, capacitação e geração de negócios, envolvendo centenas de empreendedoras.
Segundo a coordenadora da CEME, Rosemma Maluf, “o propósito da realização desse tipo de evento, é promover a interiorização das CMEs (Câmaras das Mulheres Empresárias) municipais e contribui para a disseminação da cultura associativista e melhora do ambiente de negócios para as mulheres”.
Além disso, Maluf ressalta a importância que a Câmara Estadual da Empresária tem no fomento do protagonismo feminino.
“Não queremos mais o papel de coadjuvante na história, somos a força de trabalho e consumo. Portanto, pretendemos ocupar espaços de poder e participar ativamente nos processos decisórios das mudanças que ocorrem no Brasil e no mundo”, ressalta a coordenadora da CEME.
Confira a programação:
CME Juazeiro – 05 e 06/11, das 16h às 21h
V Feirinha Vivas e Unidas – Artesanato, moda, alimentação, cosméticos e literatura estarão na feira, realizada pelo Sindilojas local com apoio da CME Juazeiro. O objetivo é incentivar e divulgar empreendimentos femininos do Vale do São Francisco.
CME Lauro de Freitas – 9, 10, 11/11
Expo Mulher 2021 – Jornada do Empreendedorismo feminino – Realização de palestras, cursos, encontros e workshops para expandir e trocar conhecimentos sobre empreendedorismo feminino.
CME Porto Seguro – 11/11, às 10h
Representatividade Importa – Reunião preparatória para instalação da Câmara da Mulher Empresária em Porto Seguro com a participação de Rosemma Maluf.
CME Teixeira de Freitas – 17/11 às 16h
Sebrae Delas: importância e Desafios do Empreendedorismo Feminino – A CME Teixeira de Freitas realiza grande evento, em parceria com o Sebrae, tendo como palestrantes Rosemma Maluf; a sócia proprietária das lojas O Boticário no Sudoeste Baiano, Dalci Meira de Andrade; a jornalista e apresentadora da TV Globo, Maria Cândida, e a jornalista Priscila de Sá, conhecida por seus trabalhos em Liderança Feminina e Comunicação Assertiva.
CME Camaçari – Todas as quartas-feiras de novembro e dezembro – das 16h às 20h
Feira Chica Doida – Realizada no estacionamento da Prefeitura de Camaçari, a Feira tem o intuito de levar diversidade gastronômica e cultural para os visitantes que circulam entre a sede da prefeitura e orla do município.
CME Salvador – 29/11, das 16h30 às 19h
Talk Show de Negócios – Com o tema “Equidade de Gênero: o verdadeiro desafio das mulheres?”, a CEME, em parceria com a CME Salvador, realiza evento, na Casa do Comércio, em Salvador. Rosemma Maluf, a jornalista e empresária, Maiara Liberato e a coordenadora da CME Salvador, Sueli de Paula, comandam o talk show, aberto a empreendedoras baianas.
SOBRE A CEME – Na Bahia há 500 mil mulheres administrando seu próprio negócio, segundo dados do Sebrae. Com o intuito de desenvolver e apoiar o empreendedorismo feminino, especialmente ligado ao setor terciário, a Fecomércio-BA criou a CEME – Câmara Estadual da Mulher Empresária, que funciona como órgão consultivo nas questões ligadas à participação feminina no mundo dos negócios.
Sete municípios já integram a rede de associativismo feminino que forma a CEME. Salvador, Lauro de Freitas, Juazeiro, Jacobina, Camaçari, Teixeira de Freitas e Santo Amaro contam com câmaras municipais, em sua maioria, fundadas pelos sindicatos empresariais filiados à Fecomércio-BA nas respectivas cidades.