Campanha Natal Solidário, do Sistema Fecomércio-BA, arrecada mais de 300 toneladas de donativos; parte das doações foi destinada à campanha SOS Sul da Bahia
Em sua 8ª edição, o Natal Solidário, ação social do Sistema Fecomércio-BA, arrecadou 335.551 toneladas de donativos na capital e no interior do estado da Bahia. Com o tema “Fazer o bem ilumina”, a campanha foi aberta oficialmente em outubro, com uma celebração conduzida pelo Bispo Dom Marco Eugênio, no edifício Casa do Comércio.
O projeto contou com o apoio de dezenas de parceiros, entre sindicatos filiados à Fecomércio-BA e os principais shoppings centers de Salvador e região, além dos cerca de 3 mil colaboradores da instituição, unidos em prol da solidariedade. O programa Mesa Brasil Sesc (criado com o objetivo de combater a fome e o desperdício de alimentos) é o responsável pela logística de entrega dos donativos.
Este ano, o foco principal foi a arrecadação de alimentos não perecíveis, material de limpeza e produtos de higiene pessoal como sabonetes, fraldas, absorventes, toalhas, escovas e cremes dentais. O edifício Casa do Comércio, unidades do Sesc e Senac, Shoppings (Barra, Boulevard Camaçari, Paseo Itaigara, Piedade, Salvador Shopping e Shopping da Bahia) funcionaram como pontos de coleta.
No interior, o alcance crescente da campanha vem gerando resultado positivo em cidades como Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Juazeiro, Alagoinhas e Teixeira de Freitas, graças ao apoio dos sindicatos empresariais desses municípios.
A idealizadora do Natal Solidário e presidente do Sicomércio Camaçari, Juranildes Araújo, se sente feliz com os dados crescente da campanha e agradeceu o apoio que os parceiros vêm construindo ao longo dos anos.
“Me sinto extremamente feliz com o apoio de todos que fizeram o Natal Solidário caminhar, mesmo diante das dificuldades apresentadas pelas chuvas que atingiram algumas regiões da Bahia em janeiro. O resultado satisfatório dessa Campanha só foi possível devido ao interesse de nossos parceiros em contribuir com o social fazendo com que a cada ano possamos ajudar um número maior de instituições. Eu só tenho a agradecer”, destaca Juranildes Araújo.
CHUVAS – Diante da situação de calamidade instaurada nas regiões do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, atingidas pelas fortes chuvas, nos primeiros dias de janeiro de 2022, o Sistema Fecomércio-BA, por meio da campanha, se mobilizou para mitigar os efeitos causados pela calamidade climática à população dessas localidades, direcionando donativos a municípios como Ilhéus, Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. 296 mil toneladas de donativos foram arrecadados e destinados ao Sul da Bahia. A CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo foi um dos principais doadores desta ação.
BALANÇO – Na totalidade, a arrecadação do Natal Solidário este ano alcançou um marco recorde de 335.551 kg, divididos em alimentos (234.602 Kg), roupas e produtos de limpeza (13.669 kg), brinquedos e cobertores (365 kg), além de 86.915 mil litros de água mineral que foram direcionados aos municípios atingidos pelas chuvas.