CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO É ABERTA COM MISSA DO ARCEBISPO DOM MURILO KRIEGER

Em sua 3ª edição, a campanha Natal Solidário, promovida pelo Sistema Fecomércio-BA, foi aberta na manhã de sábado, 19 de novembro, com uma missa campal, celebrada pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Casa do Comércio. O acontecimento ainda marcou o início das comemorações pelos 70 anos da Fecomércio-BA. O Coral do Mosteiro de São Bento participou da celebração, que reuniu centenas de convidados e funcionários do Sistema Fecomércio-BA.

“Que ao menos um pouco da dor desses irmãos menos favorecidos seja suavizada pelo gesto de solidariedade de vocês”, disse o arcebispo ao se referir à campanha que objetiva a arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis, brinquedos e materiais de higiene, a serem destinadas a instituições que trabalham com crianças e idosos.

O presidente Carlos de Souza Andrade agradeceu, em especial, à presença dos colaboradores do Sistema Fecomércio-BA. “Vocês, funcionários, são as peças fundamentais nesses 70 anos que começamos a celebrar”, disse, conclamando a todos a participar com doações para o Natal Solidário.

POSTOS DA CAMPANHA – Na segunda, 21 de novembro, serão abertos os postos de coleta de donativos para a campanha. Onze shoppings centers, entre capital e interior, aderiram ao projeto este ano: Salvador Shopping, Salvador Norte, Shopping da Bahia, Center Lapa, Shopping Piedade, Shopping Barra, Shopping Cajazeiras, Shopping Itaigara, Boulevar Shopping (Feira de Santana), Boulevar Shopping (Camaçari) e Shopping Itaguari  (Santo Antonio de Jesus).

A Casa do Comércio e as unidades  Sesc e Senac, em Salvador e interior, também funcionam como pontos de arrecadação. A campanha recebe doações de roupas, alimentos não perecíveis, brinquedos e materiais de higiene. Os donativos serão distribuídos entre 17 entidades baianas que dão assistência a crianças e idosos.

A meta  é repetir o sucesso de 2015 quando foram  arrecadados nada menos que 11 toneladas de donativos.  O Mesa Brasil Sesc ─programa que atua no combate a fome e ao desperdício de alimentos através de uma rede de parceiros─ é responsável pela logística de entrega das doações. Junto com a campanha, a Casa do Comércio ─prédio ícone da avenida Tancredo Neves─ estreia a sua iluminação de Natal, que este ano ganhará o reforço de uma Árvore de Luzes de 15 metros.

Madrinha do projeto, a diretora secretária da Fecomércio–BA, Juranildes Araújo, tem esperança de aumentar a arrecadação. “Sensibilizamos os nossos colaboradores, sindicatos e entidades parceiras a participarem, doando o que puderem. Toda a comunidade baiana está convidada a contribuir. Como diz o nosso slogan, faça parte dessa constelação do bem”,  declara. O encerramento oficial está previsto para o dia 19 de dezembro, com uma apresentação da Orquestra Neojibá, no Teatro Sesc Casa do Comércio, mas as doações podem ser feitas nos postos até 23 de dezembro. A operadora de planos de saúde Qualicorp  é parceira do Natal Solidário.

Instituições beneficiadas

1.      Abrigo São Francisco de Assis