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VAREJO BAIANO : TURISMO NA BAHIA 2022

Varejo Baiano
25 de novembro de 2022

TURISMO CRESCE 31% NO ANO E VENDAS PARA O ESTADO DEVE AQUECER O SETOR NO FINAL DO ANO, AVALIA FECOMÉRCIO-BA

 

Salvador figura como o destino mais vendido entre operadoras de turismo.

 

O turismo segue sendo destaque na recuperação da economia baiana pós pandemia. De acordo com cálculos da Fecomércio-BA, com base nos dados do IBGE, o setor registrou crescimento de 31% entre janeiro e setembro deste ano. Somente no 3º trimestre, o avanço foi mais tímido, de quase 12%.

A variação menor não quer dizer desaceleração. Isso porque a base de comparação começa a ficar mais forte, pois foi a partir do 3º trimestre de 2021 que as restrições, após segunda onda da COVID-19, foram sendo eliminadas de forma mais significativa. Assim, o ritmo de crescimento pode ser considerado bastante satisfatório.

No comparativo com estados que possuem informações divulgadas pelo IBGE, o turismo baiano cresce, entre julho e setembro, acima do visto em Pernambuco (6,6%), porém, abaixo dos quase 30% do Ceará. Essas diferenças não significam muita coisa. A questão é que cada estado teve seu período de retomada. A Bahia registrou maior avanço no 2º semestre de 2021, enquanto o Ceará foi despontar mais para este ano.

Não só o cenário até setembro é positivo para o turismo da Bahia, quanto a tendência de curto prazo, sobretudo para as viagens de verão, incluindo as festividades de Natal e Réveillon. Segundo boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a BRAZTOA, divulgado neste final de novembro, mostrou que Salvador foi o destino mais vendido pelos associados ao longo do 3º trimestre.

O que ajuda a entender a liderança da capital baiana nas vendas é a informação trazida pela concessionária do aeroporto de Salvador, de que a alta temporada haverá oferta para 41 destinos, recorde para a empresa.

Da mesma forma os demais aeroportos do estado, Porto Seguro e Ilhéus, principalmente, contarão com mais voos no verão, segundo informações das próprias empresas aéreas.

O estado da Bahia continua sendo um grande propulsor do turismo no país, ajudando uma cadeia econômica importante e extensa, indo desde as empresas de transportes, passando pelos meios de hospedagem, alimentação, comércio, eventos, etc.

Assim, os empresários precisam se organizar para atender a forte demanda que virá, não somente no sentido de faturar mais, mas no de fidelizar o turista, para que possa sentir atraído para sempre estar retornando à região, com potencial de fazer uma comunicação positiva, o famoso boca a boca. Para isso, é importante que haja investimento em contratação e treinamento dos colaboradores, para o atendimento mais eficiente.

Portanto, as notícias são muito positivas vindas do turismo e que exerce um papel fundamental para a retomada da economia baiana neste pós-pandemia. Tendência de mais faturamento, mais geração de emprego e renda.