FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Chegou a hora da FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho

Sistema Comércio
27 de outubro de 2022
Chegou a hora da FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho

A Fundação Casa de Jorge Amado e o Sesc realizam mais uma edição da FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, celebrando a memória e o legado deixado por Jorge Amado através de seus personagens. O evento acontecerá de 1º a 6 de novembro de 2022, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, com acesso gratuito em todos os eventos.

A FLIPELÔ tem como objetivo principal estimular a literatura, principalmente entre os jovens, e se revelou como um grande evento de incentivo para as editoras baianas, para a poesia e para novos escritores! Beneficia diretamente a comunidade, contribuindo para o incremento do comércio, para o turismo e para todos as atividades produtivas do local e do seu entorno, devido à grande quantidade de pessoas que a cada edição visitam o Centro Histórico.

A abertura da programação será no Largo do Pelourinho, dia 1/11 (terça) às 19h, com o espetáculo inédito “Romances, personagens e vozes do casarão” com Zezé Mota, projeção mapeada do VJ Gabiru e direção de Edvard Passos. Entre os destaque da programação está José Luís Peixoto – um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. O escritor participa da mesa “Literaturas, Oceanos e Ancestrais: estamos aquém e além-mar”, com a presença também do baiano Itamar Vieira Junior – geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance “Torto arado”, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. A mesa será no último dia da festa, 6/11, às 17h, no Teatro Sesc Pelourinho.

A FLIPELÔ promoverá uma ampla programação com centenas atividades. Nos seis dias do evento são esperados cerca de 120 mil participantes que transitarão nos 126 espaços ativados do Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Estes espaços abrigarão a programação oficial da festa, em oito locais, e também a FLIPELÔ MAIS, que em espaços públicos e privados reúne uma programação paralela realizada pelas instituições estabelecidas no Centro Histórico.

A FLIPELÔ 2022 é apresentada pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Instituto CCR, realizado na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia. O evento é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o Sesc.

Confira a programação completa: www.flipelo.com.br