FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Confiança do Empresário do Comércio baiano cresce 5,5 pontos em fevereiro

Comércio
15 de maio de 2021

Seguindo a tendência nacional, os comerciantes baianos começaram 2019 mais otimistas. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), do mês de fevereiro, apurado pela Fecomércio-BA e CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O Icec mensal na Bahia alcançou 119 pontos em fevereiro, já a média nacional do mesmo índice obteve 124,9 pontos.

Dentre os subíndices que se apresentam acima da zona positiva estão: expectativa para contratação de funcionário (117,5 pontos), condição atual da empresa (107,4 pontos) e expectativa do empresário do comércio (160,9 pontos). O subíndice de condições atuais do empresário do comércio (Icaec) ainda se mantem abaixo da zona de 100 pontos, porém o crescimento contínuo dos últimos seis meses revela otimismo por parte do empresariado.

Melhora do cenário nacional – Puxada pelo avanço de 7,0% na percepção das condições correntes, a confiança dos empresários do comércio subiu 3,2% em fevereiro, ante o mês anterior. A percepção de melhora da economia (53,5%) se tornou predominante entre esses empresários pela primeira vez desde fevereiro de 2013 (51,0%). Ainda assim, mesmo diante do significativo avanço da confiança, a recuperação do nível de vendas do setor ao nível pré-crise só deverá estar consolidada na primeira metade de 2021, segundo estimativa da CNC.