FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Cursos rápidos para quem quer empreender

Sistema Comércio
2 de dezembro de 2021
Cursos rápidos para quem quer empreender

Muitas vezes não sobra tempo para investir em um curso ou aprender novas técnicas na correria da rotina. Mas para quem quer empreender a capacitação pode ser a porta de entrada para o mundo dos negócios. Leila Samara começou a confeccionar peças de roupa depois que fez dois cursos no Senac – um de corte e costura e outro em básico de modelagem. Na pandemia, o negócio da empreendedora cresceu a partir da venda de máscaras de pano e, em paralelo, a produção de roupas.

“Comecei fazendo os cursos, pesquisando na internet e produzindo algumas peças. Hoje eu faço máscaras, vestidos para criança e também roupa para pet”, disse a costureira, que chegou a vender mais de 5 mil máscaras entre 2020 e 2021. Leila conta que todo dia tem um serviço para fazer: “sempre tem um conserto para realizar ou então uma encomenda”. Agora ela busca a independência financeira através da costura através de vendas pelo Whatsapp e Instagram.

A setor de gastronomia também é uma boa área para novos empreendimentos. Segundo a Serasa Experian, do total de mais 2 milhões de novos negócios abertos no primeiro semestre de 2021, cerca de 180 mil é do ramo de alimentação. Salgados, doces, festas, cozinha básica, marmitas e culinária baiana – as opções dentro da cozinha são várias.

Os produtos típicos do Natal se tornam grandes oportunidades de negócio por causa das confraternizações e festas de fim de ano. Willian Candeias fez o curso de confeitaria e hoje empreende na área: “as minhas expectativas de venda são as melhores, até por que já busquei tanto conhecimento de mercado, quanto profissional. Procurei também me atualizar para não ficar de fora das tendências sazonais”, contou. O confeiteiro, assim como Leila, também realiza suas vendas por aplicativo e redes sociais.

Oferta Senac – O Senac já está com vagas abertas para 2022 – opções para oficinas e cursos, de curta e longa duração. Cozinheiro, manicure e pedicure, bartender, cabeleireiro, cuidador de idoso e organizador de eventos estão na lista de cursos. As inscrições são feitas pelo site www.ba.senac.br/cursos e para mais informações o interessado deve entrar em contato pelo Whatsapp (71) 3186-4000. Leitor do Jornal Massa tem 20% de desconto com o cupom “SENACEMASSA”.