FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Fecomércio-BA, Asdab e Sindatacado reúnem empresários atacadistas, parlamentares e pré-candidato ao Governo

Sistema Comércio
13 de julho de 2022
Fecomércio-BA, Asdab e Sindatacado reúnem empresários atacadistas, parlamentares e pré-candidato ao Governo

A busca pelo equilíbrio tributário para o mercado baiano, em que o Fisco e os contribuintes possam conviver em harmonia, deu a tônica do evento promovido  pela Fecomércio-BA e entidades baianas do atacado, o SindAtacado e a Asdab, nesta segunda (11/07), na Casa do Comércio. Estiveram reunidos empresários atacadistas,  parlamentares baianos, além dos pré-candidatos a governador e vice-governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior, respectivamente.

Anfitrião do encontro, o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, disse na abertura: “É uma honra recepcionar a nata do setor terciário da Bahia, o setor atacadista. Hoje estamos vivenciando um momento da mais pura sinergia e do diálogo que deve pautar as ações ligadas ao Fisco e ao empresariado”.

O presidente da Asdab, entidade que completa 30 anos este ano, Roberto Spanholi, destacou a pujança dos números que evidenciam a importância deste segmento para a economia. “Segundo o ranking nacional da Abad (associação nacional do setor) de 2021, o faturamento anual do atacado foi de  R$308 bilhões, a participação no PIB Nacional foi de 5% e o principal para nós, 51.3% de participação no mercado varejista”, disse Spanholi.

Antonio Cabral, presidente do Sindatacado, aproveitou a ocasião para entrega de homenagem ao advogado tributarista, José Damasceno, pela sua relevante atuação para a sanção da Lei Complementar 186/2021, que prorrogou uma série de incentivos fiscais a este setor até 31 de dezembro de 2031 no Brasil. “Não existe Fisco forte sem empreendedor forte”, pontuou o especialista tributário.

Em seu discurso, Jerônimo evidenciou que pretende caminhar na direção do equilíbrio tributário se for eleito. “Nenhum de nós concorda com altas taxas tributárias e temos que achar saídas para que o Estado consiga manter a arrecadação, mas também possa contribuir para o crescimento das empresas baianas do setor atacadista dentro do próprio estado. Não estamos falando em reserva de mercado, mas de proteção do mercado baiano”.

Entre os parlamentares presentes ao evento, no Restaurante Senac Casa do Comércio, estiveram os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB/BA) e Zé Neto (PT/BA), Jusmari Oliveira (PR/BA), e os deputados estaduais Robinson Almeida (PT), Fátima Nunes (PT) Olívia Santana (PCdoB), Fabrício Falcão (PCdoB), entre outros.