Fecomércio-BA comemora o início da vacinação contra a Covid-19 no Estado
A vacinação contra a Covid-19 começou na manhã desta terça-feira (19), em algumas regiões do Estado da Bahia. As doses chegaram em Salvador na noite de segunda-feira (18) e foram distribuídas para 30 regionais, que farão a distribuição aos 417 municípios baianos. A Fecomércio-BA comemora o início da ação no Estado e defende a retomada integral da economia.
O presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, parabeniza o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador pela ação conjunta. “A vacina chegou em um momento oportuno. Sei que essa distribuição está sendo muito bem planejada. A programação e a logística para que chegue a toda população é de suma importância e essa integração entre os governos é essencial. A saúde é o maior bem da nossa vida”, destaca o gestor da instituição.
Andrade acredita que os setores do comércio de bens, serviços e turismo vão melhorar, após as crises que enfrentaram durante o ano de 2020. O presidente afirma ainda que “a população fica confiante, começa a sair e consumir mais. Isso é o que vai acontecer, claro que, ainda tomando todos os cuidados, pois temos de lembrar que a vacina é uma prevenção e conta ainda com mais uma fase”.
Em Salvador, no Hospital Santo Antônio, que pertence as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), a cerimônia de vacinação contou com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis, do governador do Estado, Rui Costa, e dos secretários municipal e estadual de Saúde, Leo Prates e Fábio Villas Boas, respectivamente, entre outras autoridades.
Para esse primeiro lote de vacinação, em Salvador, está previsto a imunização dos idosos abrigados em instituições de longa permanência do município, trabalhadores da saúde que atuam na rede de urgência e assistência direta aos pacientes com o novo coronavírus. Por isso, a população não deve se direcionar a nenhum ponto de vacinação neste momento, aguardando orientações das autoridades competentes.
Já em todo o Estado da Bahia, o público-alvo do primeiro lote de vacinas é composto por 180 mil pessoas, considerando as duas doses para completar o esquema vacinal e o percentual de perda operacional é de 5%, conforme informações do Governo do Estado.