Fecomércio-BA cria projetos voltados para as áreas de Inovação e Tecnologia

No cenário de mudanças constantes, principalmente durante a pandemia provocada pelo coronavírus, os desafios enfrentados deixaram marcas na economia, nos negócios e na sociedade. A necessidade de se reinventar se tornou ainda mais forte, trazendo a inovação como uma das ações mais importantes para pessoas, governos e empresas.

Pensando nisso, a Fecomércio-BA criou o Centro de Inovação. Projeto pioneiro aplicado ao segmento do comércio de Bens, Serviços e Turismo, o “Inovacom-BA” é uma das novidades da instituição para 2021 e tem o objetivo de fomentar a inovação, através da conexão do ecossistema de inovação com empresas e sindicatos do setor.

O Centro de Inovação propõe ainda a possibilidade de ampliação dos negócios, através de um conjunto de ações como: qualificações, mentorias, criação de fóruns do Comércio e do Turismo, e participações em eventos, entre outras, que possibilitem o público-alvo a se inserirem no cenário de inovação.

Câmara de Inovação e Tecnologia (CIT) – Com lançamento previsto para o dia 03 de fevereiro deste ano, a CIT conta com cerca de 30 empresas e entidades, entre privadas e públicas que estão ativas no segmento de inovação e tecnologia. O câmara estreia para se unir às outras seis já existentes na Fecomércio-BA.

Algumas secretarias como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), também fazem parte da CIT da Fecomércio-BA.

Entre as empresas, estão a Solutis, Cubos, Vale do Dendê, o Hub de Salvador, o Hub de Inovação do Banco do Nordeste (BNB) e os braços sociais, que completam o Sistema Fecomércio-BA, Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).