Fecomércio-BA e Tribunal de Justiça inauguram Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Teixeira de Freitas
A cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, ganhou um centro de conciliação, que visa evitar a judicialização de pequenos conflitos, graças à parceria inédita entre a Fecomércio-BA, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o Sincomércio Teixeira de Freitas. A solenidade de inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) ocorreu na quinta-feira, 31 de agosto, às 18h, na sede do Sindicato, reunindo as presenças da presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, do presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, do vice-presidente, Kelsor Fernandes, e do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Teixeira de Freitas, Allisson Ferreira.
Resultado de uma proposta pioneira idealizada pelo Sincomércio Teixeira de Freitas, este Cejusc também representa um marco por ser o primeiro da Bahia voltado para as relações consumeristas. Em instalação anexa ao Sindicato, o Cejusc atuará na promoção de mediação e conciliação pré-processuais em conflitos de interesse das questões cíveis e de relações de consumo, com mediadores e conciliadores. O projeto também conta com o apoio da Faculdade Pitágoras, cujos estudantes de Direito farão estágio no Cejusc.
A Fecomércio-BA tem a intenção de ampliar esta parceria junto ao Tribunal levando os Centros para outras cidades que possuem sindicatos empresariais filiados. “Este projeto chegou a Federação pelo sindicato de Teixeira de Freitas e imediatamente abraçamos a causa em serviço ao comércio e toda a sociedade”, disse o presidente Carlos de Souza Andrade.