FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Fecomércio-BA participa de sessão especial na Câmara de Vereadores sobre o comércio em Salvador

Sistema Comércio
9 de novembro de 2021
Fecomércio-BA participa de sessão especial na Câmara de Vereadores sobre o comércio em Salvador

A convite do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), a Fecomércio-BA integrou Sessão Especial sobre ‘A Importância do Comércio e dos Comerciários e Comerciárias em Salvador’, no dia 05/11. Também participaram do evento a FEC – Federação Intermunicipal dos Sindicatos de Empregados no Comércio de Bens e de Serviços no Estado da Bahia, o Sintrasuper – Sindicato dos Empregados em Supermercados, Hipermercados e Mercadinhos do Ramo Atacadista e Varejista de Salvador, a SPM – Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Sindicato dos Empregados no Comércio, o SINE Bahia e o Sebrae-BA.

“Nosso objetivo foi ouvir trabalhadores, empresários e representantes do setor para que possamos elaborar políticas públicas consistentes que revitalizem o comércio de Salvador e que criem condições para a expansão de negócios e geração de empregos”, disse o vereador que também preside a Comissão do Trabalho, Emprego e Renda.

Para Augusto Vasconcelos, nesse momento de retomada, há muito o que se ponderar já que a inflação, que deteriora o poder aquisitivo da classe trabalhadora, também traz reflexo para o empresário do comércio. _“Ninguém quer ficar aumentando o preço das mercadorias, afastando a possibilidade das pessoas comprarem o produto. Tudo isso é fruto de uma série de aspectos macroeconômicos e que uma cidade sozinha não resolve, mas o município de Salvador precisa pautar políticas públicas em âmbito local que minimizem essas circunstâncias e que viabilizem que nós tenhamos um processo de melhora das condições de vida do nosso povo, inclusive assegurando o poder aquisitivo das pessoas”, registrou o edil.

O presidente em exercício da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, parabenizou a iniciativa da sessão, por se tratar de um assunto tão representativo para a economia da cidade. Ele sinalizou o fato de que sem o comércio, nenhuma mercadoria que é produzida em outros setores, como a agricultura, por exemplo, tem a possibilidade de circular. _“É o comércio e seus profissionais que fazem o negócio girar”, disse.

_“O comércio é pujante e vem crescendo em nossa cidade. Se formos em Cajazeiras, encontraremos um comércio com mais de 1.500 empresas comerciais. O bairro de Paripe também não fica atrás. Essa é uma Sessão importante para que possamos pensar em políticas públicas que preservem o setor”_, considerou Reginaldo Silva de Oliveira, presidente da FEC.

Salvador tem mais de 80% de sua econômica vinculada ao setor terciário, ou seja: é uma cidade com grande vocação para o setor comercial. Por isso mesmo que pautar o comércio é pautar a economia de Salvador. Nessa perspectiva, a Sessão reuniu representações empresariais, órgãos de apoio, entidades de pesquisa e também a representação da classe trabalhadora.