FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Festival de Palhaçaria feminina ocupa o Sesc Pelourinho na primeira quinzena de janeiro

Sistema Comércio
5 de janeiro de 2023
Festival de Palhaçaria feminina ocupa o Sesc Pelourinho na primeira quinzena de janeiro

O Teatro Sesc Senac Pelourinho recebe nos dias 06, 10, 11, 13 e 14/01 parte da programação do Festival “Grande Hein?ComTraço de Palhaças”, realizado pelo grupo baiano Nariz de Cogumelo. O encontro acontece em praças, teatros, ruas e museu da cidade, com apresentações, oficinas, minicurso, exposição e cortejo cênico protagonizados por artistas mulheres e circenses da cena baiana e de outros estados. Toda a programação é a “Chapéu”, uma tradição da Arte de Rua em que não há um valor de ingresso pré-estabelecido e o público pode colaborar financeiramente de maneira livre e espontânea. As apresentações tem classificação livre e apenas as atrações noturnas tem classificação adulta.

No dia 06 de janeiro, às 19h, a abertura oficial do evento é no Teatro Sesc Senac Pelourinho, que recebe o Cabaré Show de Calouras, do Grupo Nariz de Cogumelo, com um elenco de artistas convidadas. O espetáculo dialoga com o humor da palhaçaria e a comicidade feminina trazendo a estética dos shows de calouros famosos nos anos 80, com direito a um núcleo formado por juradas, banda ao vivo, uma apresentadora e sua assistente de palco, além claro, das calouras.

Durante a semana, nos dias 10 e 11 de janeiro, o Festival oferece a Oficina Acrobacia de Solo Para Mulheres, ministrada pelo grupo Fulanas Cia de Circo (BA), e o Minicurso Mulher e Humor, com Joice Aglae, da Cia Buffa de Teatro (BA). As duas atividades são abertas para mulheres maiores de 18 anos e as inscrições online podem ser feitas gratuitamente até o dia 07 de janeiro, em www.linktr.ee/narizdecogumelo. Ainda no dia 10 de janeiro, o festival promove a Sessão Pipoca com o filme-teatro “Tudo que Você Precisa é Amor”, protagonizado pela atriz, palhaça, diretora Felícia de Castro (BA), às 18h, com classificação a partir de 12 anos.

No último final de semana do evento, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, a sexta-feira, 13 de janeiro, às 19h, terá o espetáculo adulto “Confabulações”, que apresenta a linguagem da bufonaria feminina com o grupo Cia Buffa de Teatro (BA), em apresentação única. Já o sábado, 14 de janeiro, será dedicado para toda a família com o Cortejo Cênico Picadeiro Andante, pelas ruas do Pelourinho ao som da banda instrumental SSA – Som Soteropolitano Ambulante e participação das artistas da programação, aberto a todo público, com concentração às 15h. Na sequência, às 17h, na Arena do Sesc Pelourinho, o espetáculo Cabaré Fora da Casinha, traz números de magia, malabares, palhaçaria e outras vertentes do circo.

A 2ª edição do Grande Hein?ComTraço de Palhaças, que acontece de 6 a 15 de janeiro, tem a coordenação e curadoria do Grupo baiano Nariz de Cogumelo, com 16 anos de atuação na palhaçaria e na arte de rua. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Circo 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Mais informações podem ser conferidas em www.instagram.com/narizdecogumelo ou www.intagram.com/teatrosescpelourinho .