Intenção de consumo sobe no momento mais esperado para o comércio, aponta Fecomércio-BA
Indicador sobe 1,9% em dezembro e atinge maior patamar desde abril de 2020.
O ICF – índice de Intenção de Consumo das Famílias, elaborado mensalmente pela Fecomércio-BA, registrou leve aumento de 1,9%, ao passar de 91 pontos em novembro para os atuais 92,7 pontos de dezembro. No contraponto anual, houve forte avanço de 13,8%, quando naquele mês de 2021, o ICF foi de 81,5 pontos.
“Praticamente todos os sete itens analisados pela pesquisa apontaram aumento em dezembro. A maior variação foi do item momento para duráveis, de 7,2%. No entanto, é o item com a pior avaliação do ICF, com 36,5 pontos” pontua o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Para o economista, “o aumento mensal se dá pela Black Friday, quando os consumidores encontraram algumas oportunidades de compra de bens como geladeira, fogão, televisor etc. Tradicionalmente, há esse avanço mensal. Porém, com o crédito muito caro e o alto nível de inadimplência, a tendência é que o item não tenha outros avanços significativos pelos próximos meses”.
Outros destaques foram os itens ligados ao consumo como o nível de consumo atual e perspectiva de consumo. O primeiro atingiu 67,8 pontos, alta de 2,2% e o segundo, 113,4 pontos, aumento de 3,7% ante novembro. De fato, além da Black Friday, a chegada do 13º salário e o clima de véspera de Natal, contribui para que o consumidor tenda a gastar mais.
“Até mesmo porque o que tem dado segurança a esse consumidor é o mercado de trabalho mais aquecido. Tanto que houve um aumento no item Emprego Atual, atingindo 113,7 pontos em dezembro, alta de 1,3% na comparação com novembro.
Para os próximos meses o cenário também é favorável. O item Perspectiva Profissional mostra um aumento de 1,9%, ao subir de 121,3 pontos em novembro para os atuais 123,6 pontos. “É interessante observar que houve alta de 60,1% no contraponto anual, o que confirma o otimismo, de ter mais oportunidade de emprego no futuro próximo”, salienta Dietze.
O emprego mais forte com uma inflação mais amena se traduz em maior poder de compra. O item Renda Atual, embora tenha ficado estável na comparação mensal com 103,6 pontos, está 7,6% mais alto do que o visto no ano passado, se mantendo na área de satisfação, acima dos 100 pontos. O 13º salário também contribuiu para o melhor sentimento em relação ao orçamento doméstico.
O item Acesso a Crédito que ficou tecnicamente estável em dezembro, com 90,4 pontos ante 90,1 pontos de novembro, caiu 9,7% quando comparado com o mesmo período do ano passado.
“Vale ressaltar que o aumento no ICF em dezembro se deu pelas famílias de renda mais baixa. O índice do grupo de renda de até 10 salários-mínimos foi de 89,9 pontos, alta de 2,2%. Enquanto o indicador para a faixa de renda superior a 10 SM foi de 121,8 pontos, ligeira queda de 0,7%. No entanto, ambos estão acima do patamar visto há um ano, aumento respectivo de 15% e 5%”, compara o consultor econômico.
O ICF de dezembro é animador para os empresários do comércio. Ainda mais quando vem das famílias que mais sofreram com as consequências da pandemia.
“É um importante indicativo de que os consumidores de Salvador estão chegando nesta reta final, com melhores condições econômicas”, pontua Dietze.
O emprego tem sido sustentação para o avanço do consumo gradativo, trazendo bons retornos aos empresários do comércio, e trazendo um termômetro – positivo – do que estar por vir em 2023.