Lançamento de livro sobre a Rua Chile marca comemorações dos 70 anos da Federação

O presidente da Fecomércio-BA, Carlos Souza Andrade, fez a abertura do evento, que também contou com uma sessão de autógrafos. Ele destacou a importância da Rua Chile para o comércio da Bahia. “Escrever a história é reverenciar o passado e manter registros que justifiquem e resguardem a memória e cultura. Naquela localidade estavam situados os principais empreendimentos comerciais da Bahia, além de ser um reduto de debates e decisões políticas, onde era possível assistir a importantes desfiles e acontecimentos sociais da nossa cidade. Com essa publicação, também reafirmamos a importância da reativação do Centro Histórico como um eixo motriz do turismo, fonte de novas oportunidades, serviços, negócios e postos de trabalho”, disse ele.

A publicação resgata histórias dos tempos áureos da Rua Chile, abordando personagens, fatos e importantes empreendimentos de grande relevância na então principal referência do comércio na Bahia. A Farmácia Chile ganhou um destaque pelas memórias do seu proprietário, o Dr. Fridolino Rêgo, que esteve presente no lançamento. “Eu me sinto um privilegiado por poder viver um momento assim. Agradeço a todos que preparam essa homenagem, em especial aos meus familiares. São histórias muito especiais, que marcaram a minha vida e me enchem de orgulho até hoje”, afirmou.

João Arthur Rêgo, diretor da Fecomércio-BA e filho do Dr. Fridolino, foi um dos grandes entusiastas para que essas memórias pudessem ser eternizadas em uma publicação. “Só tenho a agradecer à Federação do Comércio pela homenagem e pelo fantástico resgate da história da nossa cidade através do maravilhoso livro”, ressaltou ele. A ideia da Fecomércio-BA é que essa seja a primeira de uma série de publicações que registrem a memória do comércio da Bahia com diferentes recortes, a exemplo da história do comércio em Feira de Santana e em outras cidades do interior da Bahia.