“Não poderia passar em outra instituição primeiro, a não ser esta”, declara prefeito de Salvador em reunião com diretoria executiva da Fecomércio-BA
Diretores executivos da Fecomércio-BA, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e equipe de Governo, se reuniram nesta quinta-feira (14), no Restaurante Escola Senac, na Casa do Comércio, para apresentar ações do Sistema ao gestor municipal, eleito este ano. Os anfitriões, Carlos de Souza Andrade, presidente da Fecomércio-BA e Kelsor Fernandes, vice-presidente, declararam estar otimistas com esta nova gestão e agradeceram aos convidados logo no início do evento.
O prefeito Bruno Reis, que tem uma relação longa e firme com o Sistema S, declarou estar esperançoso em continuar o trabalho ao lado da instituição, que segundo ele, foi permanente durante o ano de 2020. “Eu, que estou no início do meu mandato, não poderia deixar de começar minha caminhada conversando com outros segmentos, que não esse do comércio, do turismo, da educação e do lazer. Não poderia passar em outra instituição primeiro, a não ser esta”.
“Eu lembro que o presidente Carlos, em todas as decisões que foram tomadas, conversamos previamente, e nós tínhamos a compreensão exata do que o setor estava enfrentando e das dificuldades”, complementou o prefeito.
“Tenho certeza de que juntos vamos dar continuidade ao trabalho que foi feito na gestão de [ACM] Neto. Entendemos que estamos passando por um momento difícil, mas temos certeza de que podemos contar ainda mais com nosso novo prefeito. Uma visita como esta, neste dia de Senhor do Bonfim, é um privilégio”, afirmou o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade.
Os diretores do Sesc e Senac Bahia, José Carlos Boulhosa e Marina Almeida, respectivamente, tiveram a oportunidade de apresentar as instituições – que são os braços sociais da Fecomércio-BA – e propostas de projetos planejados em parcerias, além de reafirmar a relação que têm com a Prefeitura de Salvador.
Os contratos firmados com as secretarias municipais de Educação; do Trabalho, Esporte e Lazer*; de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude*; de Promoção Social e Combate à Pobreza*, em 2019 e 2020, são exemplos de ações do Senac, voltadas para estas áreas (veja no arquivo para download abaixo).
De acordo com a diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida, a ideia é ampliar ainda mais a relação. “Temos interesse em projetos também na área de saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Com curso de aperfeiçoamento de profissionais, voltado para cuidados durante o período de pandemia”.
O Senac possui ainda, para a nova gestão, propostas de projetos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Recurso CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), para a formação de pessoas das comunidades de Salvador (veja no arquivo para download abaixo).
Com o Sesc não é diferente. O diretor Regional da Bahia, José Carlos Boulhosa, destacou que um dos principais projetos, em parceria com a Prefeitura da capital baiana, é a “Praia do Sesc”. O objetivo deste projeto, segundo Boulhosa, é “a oferta de ações recreativas, esportivas e educativas no trecho da Praia de Jaguaribe, localizada em frente a unidade Sesc Piatã”.
O diretor afirmou ainda que esta ação é critério para obtenção da Bandeira Azul (prêmio internacional ecológico, voluntário), com o envolvimento de pastas de diversas instâncias do Município e espera poder contar com o financiamento da gestão para alguns projetos voltados para a área social.
Na ocasião, também estiveram presentes: a vice-prefeita e secretária de governo, Ana Paula Matos, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, o vereador e diretor da Fecomércio-BA, Alberto Braga, o vereador Daniel Alves, o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Xavier e o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Kiki Bispo.
* Nomenclatura das secretarias, referente à época dos convênios.