FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Negociação Sindical é tema de palestra na Federação

Comércio
15 de maio de 2021

Em tempos de discussão sobre a Reforma Trabalhista, a Fecomércio-BA trouxe um especialista na área negocial, o consultor e professor do Ibmec, Orlando Thomé, para abordar o tema “Negociação Sindical: Comunicação e Conflitos”. A palestra ocorreu na quarta-feira, 26/04,  na reunião de diretores e presidentes de sindicatos, na sede da Federação.

O palestrante falou sobre o passo a passo da negociação entre os sindicatos empresariais e laborais, que é fundamental para definir os acordos e convenções coletivas de cada categoria. O texto em tramitação da Reforma Trabalhista brasileira propõe justamente o fortalecimento do negociado entre as classes como meio de solucionar as questões trabalhistas.

Orlando Thomé defendeu como premissas básicas: “O sindicato patronal deve conhecer a fundo a realidade dos seus representados, a do sindicato com que vai negociar e, principalmente, a dos trabalhadores. Por fim, definir os objetivos e a estratégia de condução antes de dar início ao processo negocial”, disse.

Para o palestrante, situações de conflito são inerentes às relações sociais e estão associadas a toda negociação coletiva. “Para resolvê-los é necessário identificar a origem e os seus atores. O foco do representante sindical deve ser sempre o resultado que se quer alcançar”, declarou Thomé, ressaltando que o ‘ganha-ganha’ para as duas partes sempre será o melhor final.

Pós-negociação – Thomé lembrou que é de responsabilidade do sindicato, após assinar o acordo coletivo, informar da forma mais clara e objetiva os resultados e oferecer, se necessário, o suporte às empresas para a implantação do que foi estabelecido em acordo.