Novas escolas Sesc no interior iniciam as aulas

Os comerciários de Alagoinhas, Jacobina e Porto Seguro têm muito que comemorar com o início do ano letivo. No dia 6 de fevereiro foram inauguradas duas novas escolas do Sesc (Serviço Social do Comércio) na Bahia, nas cidades de Alagoinhas e Jacobina. Na próxima segunda, 13 de fevereiro, será a vez da escola Sesc de Porto Seguro também abrir as portas para os primeiros alunos.

No total, as três novas unidades escolares disponibilizaram 450 vagas para discentes da educação infantil (3 a 5 anos) e 750 vagas para o ensino fundamental (6 a 10 anos), que serão beneficiados pelo ensino de qualidade do Sesc, pautado na mesma proposta pedagógica em todo o país. Agora, a rede de escolas Sesc no Estado passa a cobrir 10 cidades: Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Antonio de Jesus e Vitória da Conquista

As vagas foram destinadas aos dependentes de trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com prioridade para os que a renda familiar bruta não ultrapasse três salários mínimos. Os sindicatos filiados à Fecomércio-BA em cada município deram suporte ao processo seletivo, funcionando como postos de inscrição.

NOVAS UNIDADES  – As escolas inauguradas neste início de ano letivo integram os centros de atividades que estão em fase final de construção nos três municípios. Quando estiverem em pleno funcionamento, ainda em 2017, as unidades Sesc em Alagoinhas, Jacobina e Porto Seguro vão oferecer biblioteca, parque aquático com piscina semiolímpica, teatro, quadras poliesportivas, bar, lanchonete e consultórios odontológicos. Ainda este ano também será inaugurada a unidade Feira de Santana II, com Teatro e Restaurante do Comerciário.

“O Sesc tem como meta interiorizar cada vez mais as suas ações de educação, cultura, lazer, saúde e assistência, ampliando o número de comerciários beneficiados ”, diz o diretor regional do Sesc Bahia, José Carlos Boulhosa Baqueiro. Ele acrescenta que a Educação figura como uma das prioridades do conjunto de programas do Sesc: “Dessa forma, nada mais oportuno, do que iniciar o funcionamento dessas novas unidades com a inauguração dos módulos educacionais”, comemora. O diretor regional do Sesc Bahia também revela que um dos objetivos da instituição, a longo prazo, é ampliar o alunado com o oferecimento do ensino médio.

O Programa Educação no Sesc Bahia atende preferencialmente aos dependentes dos comerciários baianos.  A maioria deles são beneficiários do PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade), com gratuidade total para os estudos na Educação infantil.  O Sesc oferece também todo o material pedagógico, fardamento, livros e complementação nutricional com fornecimento diário de lanches.