FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Outubro Rosa: O papel do Sesc na histórias de muitas mulheres

Sistema Comércio
6 de outubro de 2022
Outubro Rosa: O papel do Sesc na histórias de muitas mulheres

A história de muitas mulheres pelo Brasil se mistura com a história do Sesc! Não é de agora que o Serviço Social do Comércio realiza um trabalho importante no campo da saúde. Muitos são os esforços para que cada vez mais pessoas tenham acesso não somente à informação, mas às práticas realizadas pela instituição. No mês mundialmente conhecido como o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, o Sesc Bahia reforça as ações desenvolvidas durante todo o ano: sensibilizar, mobilizar e possibilitar caminhos de prevenção e hábitos saudáveis.

Encontros, palestras, exposições mediadas e conteúdos educativos em formato digital fazem parte das várias ações promovidas pelo Sesc Bahia em cidades de ponta a ponta do estado. Nos locais em que não possui unidade fixa, o Sesc se faz presente através da Unidade Móvel Saúde da Mulher, que este ano completou 6 anos de atuação, e leva ao interior e comunidades periféricas das grandes cidades um consultório adaptado para exames de prevenção ao câncer de mama e câncer do colo do útero. Com mais de 30 mil exames realizados ao longo desses anos, a iniciativa beneficia mulheres que, muitas vezes, nunca fizeram exames desse tipo, como Rosivane Alves de Santana, paciente do Distrito Umbuzeiro, em Olindina-BA: “Fui atendida pela carreta, onde encontrei pessoas maravilhosas e um trabalho muito competente, com profissionais de qualidade, eu amei. Foi muito bom para o nosso município, que é um município muito carente e necessita muito… Eu só tenho a agradecer e quero que volte novamente!”

No Sesc as questões de saúde são trabalhadas de forma transversal com o objetivo principal de interferir na realidade das pessoas e transformá-la. Pautas urgentes na sociedade contemporânea, como essa alta incidência do câncer de mama, tem uma agenda importante nas realizações da Instituição. “…Eu realizei dois exames, um de mamografia e um preventivo…É sem dúvida uma grande aquisição para o município porque existem pessoas com uma certa resistência para esses exames tão importantes para a saúde preventiva e a gente tem de graça! Eu só tenho a agradecer”, diz Ovani Pereira de Souza Santana, paciente do Distrito Dona Maria, em Olindina-BA

Até dezembro deste ano, a Unidade Móvel estará instalada no município de Aporá, disponibilizando cerca de 2.500 exames preventivos. Paralelo a realização dos exames, o Sesc também atua em instituições de ensino, nas Unidades de Saúde e nos Centros de Convivência do Serviço Social do município. Ações da Campanha Outubro Rosa acontecerão nas unidades Sesc em Salvador – Piatã, Nazaré, Aquidabã, Centro de Formação Artesanal, Rua Chile -, e também em Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Itaparica, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.