FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Deputado Bacelar participa de reunião da CET da Fecomércio-BA

Comércio
15 de maio de 2021

Nesta quarta, 14 de abril, a CET – Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-BA recebeu, em reunião virtual, o deputado federal Bacelar (Pode-BA), que preside a Comissão de Turismo da Câmara de Deputados. A convite da coordenadora da CET, Avani Duran, o parlamentar discorreu sobre as ações da Comissão para a retomada do segmento econômico mais prejudicado pela pandemia.

O deputado baiano destacou o papel da Comissão de “servir de catalisador de esforços para recuperação do turismo brasileiro”, frisando as necessidades urgentes do setor, que são as medidas de acesso ao crédito para os empresários do trade, e as de médio e longo prazo, que passam pela discussão dos novos cenários pós-pandemia.

“Vamos reunir os grandes especialistas do turismo nacional, entre empresários, acadêmicos, para debater o turismo pós-pandemia. Precisamos analisar como serão o São João e o Carnaval, a partir de agora. Quais medidas de proteção poderemos oferecer ao turista estrangeiro? Quais serão as novas demandas do turismo interno?”, detalhou.  

A reconstrução da marca Brasil lá fora é outro ponto de atenção da Comissão federal. “A marca Brasil foi altamente desgastada pela pandemia. Será necessário um grande investimento e novas estratégias de promoção e marketing turístico. O Brasil ainda é divulgado internacionalmente da mesma forma há 30 anos. Precisaremos de uma reformulação total”, disse Bacelar, ressaltando que a regulamentação dos jogos de cassino no Brasil pode vir a ser concretizada e auxiliar nessa recuperação.

CRÉDITO – A reunião ainda contou com apresentação de linhas de crédito específicas, como as da Caixa Econômica Federal: o Fungetur, linha de crédito de capital de giro, e o Giro Caixa Fampe.

CNC E O TURISMO – A coordenadora da CET, Avani Duran, ainda anunciou que o Turismo será o alvo das atenções da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, ao longo de 2021. “Em reunião com todas as Câmaras de Turismo, das federações estaduais, conhecemos a lista de ações planejadas, que incluem acesso ao crédito, programa de capacitação junto ao Sebrae e o fortalecimento da divulgação turística com a criação da editoria de turismo na revista CNC, que destinará 12 páginas a cada estado mensalmente”. A CET articulou a criação de um comitê de trabalho, unindo integrantes da Fecomércio-BA, sindicatos, Sesc e Senac, para contribuir com as ações da CNC em prol do turismo baiano e nacional, a exemplo do manifesto a ser entregue aos candidatos à presidência em 2022.