Programa Sindicato do Futuro: workshop visou aprimoramento da gestão sindical

Ações Institucionais, Comércio
30 de agosto de 2021
Programa Sindicato do Futuro: workshop visou aprimoramento da gestão sindical

Iniciativa da Fecomércio-BA e Sebrae, o programa Sindicato do Futuro realizou, nos dias 26 e 27 de agosto, o workshop World Café, reunindo dirigentes dos sindicatos empresariais filiados à Federação, no Fiesta Hotel.

Conduzido pelo consultor Cláudio Forner, o workshop faz parte da estratégia do programa de aprimorar a gestão dos sindicatos patronais, define a sua sustentabilidade. Ao longo de dois dias, os participantes foram estimulados a pensar quais melhorias devem ser alcançadas pelas entidades.

Depois dessas reflexões, as informações serão analisadas pelo consultor, que apresentará um diagnóstico, localizar os caminhos a serem adotados pelo grupo.

Esse é o principal objetivo do projeto Sindicato do Futuro, que teve sua primeira etapa com uma série de palestras virtuais, o “Diálogo com Notáveis”, criado pelo consultor renomado, fundador da Amana Key, Oscar Motomura.

O presidente da Fecomércio-BA e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, Carlos de Souza Andrade, falou sobre a necessidade de encontrar novos caminhos para tornar os sindicatos sustentáveis. “Nesses dois anos, temos que enfrentar a pandemia que nos afetou bastante. Temos certeza que, ao sair desse encontro, todos nós estaremos com muito mais estímulo para trabalhar junto aos sindicatos. Vamos reforçar o papel das nossos entidades no fortalecimento das empresas e fomentar a participação dos empreendedores nos sindicatos “, concluí.

Já o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforçou que o momento de dificuldades trouxe a oportunidade de olhar mais à frente e buscar com mais rapidez a superação dos desafios. Ele reiterou também a importância de ações em parceria para avançar nos objetivos. “Não adianta termos as soluções teóricas sem a prática. É essa parceria que fará com que superemos as dificuldades e, com isso, consequentemente podermos avançar. O projeto Sindicato do Futuro é uma iniciativa importante para a construção desse caminho ”.