Projeto nacional de literatura do Sesc estreia na Bahia
A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o Sesc lança o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um projeto literário de âmbito nacional, que será realizado em formato de circuitos, com representantes da diversidade literária brasileira, que passará pela Bahia e mais outros 11 estados do Brasil. No início de abril, Salvador, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus recebem o projeto.
Esse ano o encontro traz o espetáculo “Com a palavra, o Poeta!”, estrelando Emmanuel Marinho, um encantador de histórias, cantando sua terra, personagens, cores e desenhando a identidade cultural de um povo e de um lugar. A apresentação tem caráter interativo para todas as idades, que dá voz ao público.
O Sesc de Santo Antônio de Jesus recebe a apresentação no dia 4 de abril, às 19h, com entrada franca. Já no Sesc de Paulo Afonso, o espetáculo acontece dia 6 de abril, às 19h30, com entrada gratuita. Salvador também recebe o poeta Emmanuel Marinho, o evento acontecerá no Sesc Nazaré, às 15h.
Perfil- Emmanuel Marinho nasceu em Dourados, Mato Grosso do Sul. Com formação acadêmica em Psicologia na UNIP-SP e pós-graduado em artes cênicas pela UFRJ. Poeta, músico e escritor. Compõe poemas, edita-os em livros e os interpreta no teatro e na música. Trafega em uma linguagem artística singular entre o Teatro, a Música e a Literatura. Deste trabalho resultou a publicação de sete livros, dois CDs, espetáculos
Publicou os livros: “Ópera 3”, “Cantos de Terra”, “Jardim das Violetras”, “Margem de Papel”, “Satilírico”, “Caixa de Poemas” e “Caixa das Delícias”. Lançou os cds “Teré” e “Encantares”. Com seus espetáculos solos, inspirados em seus poemas, o multiartista excursiona, desde 1994, pelo Brasil, América Latina e Europa, sempre com sucesso de público e da crítica. Em 2016, suas obras passaram a ser leitura obrigatória nos vestibulares da UFGD. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de letras e contemplado com vários prêmios por seus trabalhos artísticos, entre eles: Cidadão Da Paz, concedido pela Brasil-UNESCO; Prêmio Marçal De Souza – Pela Defesa dos Direitos Humanos pela Assembléia Legislativa de MS; Homenagem do Circuito Cultural Banco do Brasil em 2002, com Heitor Cony; prêmio Marco Verde, pelo cd “Teré”; Prêmio FUNARTE Circulação Literária/ 2010. Em 2015 recebeu a outorga de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, do Programa das Nações Unidas/ONU. Em outubro de 2015 foi condecorado no grau de Comendador na Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário, pelo TRT- MS.