Câmaras Setoriais

CAMPEC – Câmara do Micro e Pequeno Empresário do Comércio

Coordenador: Geraldo Cordeiro de Jesus

CAT – Câmara de Assuntos Tributários

Criada em outubro de 2016, a Câmara de Assuntos Tributários (CAT) é a quinta câmara empresarial instalada pela Federação. Visa o estudo do sistema de impostos, nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para subsidiar e defender as empresas baianas no que diz respeito às suas obrigações tributárias. Integram a CAT representantes de sindicatos, associações empresariais, profissionais contabilistas e advogados.

Coordenador: Sérgio Couto dos Santos

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador em 1996, atuando ao longo desses 25 anos na área do Direito Tributário. Tem pós-graduação em Direito Tributário pelo JUSPODIUM e foi professor universitário da antiga Faculdade de Ciências da Bahia – FIB, onde lecionou no Curso de Ciências Contábeis. Praticidade, efetividade e transparência são virtudes que marcam a sua atuação profissional.

Coordenador Substituto: Bruno D’Almeida Branco

Início: 19/10/2022

CEAT – Câmara Empresarial de Assuntos Trabalhistas

Coordenador: Ivan Isaac Soares

Advogado trabalhista.
Sócio do Escritório Melo e Isaac Advogados

CBACSI – Câmara Baiana de Comércio e Serviços Imobiliários

Coordenador: Roque Bittencourt Lopes

Corretor de imóveis, fundador do Grupo Bittencourt Lopes, com atuação nas áreas de serviços imobiliários, administração de imóveis e condomínios, incorporações imobiliárias e usinas solares. Diretor de Marketing da Netimóveis – Bahia. Vice-Presidente do SOCOVI – Ba, Conselheiro fiscal suplente da Federação do Comércio do Estado da Bahia, Conselheiro representante da área comercial do CCEC Conselho dos Consumidores de Energia da Coelba.

CECI – Câmara do Empresário do Comércio do Interior

Coordenador: Marco Antonio Santana da Silva

Feirense, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Pós-graduado em MBA pela CPDEC, Formação de Líder no PDL-Programa de desenvolvimento de Líderes da Fundação Dom Cabral. Empresário no ramo varejista de medicamentos por mais de 35 anos. Foi Presidente da ALB-Associação do Lojistas do Boulevard Feira de Santana e atualmente está como Presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana e Diretor da Fecomércio-BA.

CET – Câmara Empresarial do Turismo

Criada em 2011 para maximizar a representatividade da Fecomércio-BA no turismo, a Câmara Empresarial do Turismo (CET) é um órgão colegiado, de caráter consultivo, que reúne representantes de 34 entidades ligadas ao comércio e turismo baiano. A Câmara promove reuniões periódicas entre empresários(as) e gestores(as) do poder público. Esses encontros são oportunidades para apresentação de demandas e sugestões de melhoria, em favor do desenvolvimento do setor turístico na Bahia.

Coordenador: Glicério Lemos de Santana

Início: 03/04/2023
Término:21/06/2024

CERC – Câmara Empresarial de Relações de Consumo

Coordenador: Josinaldo Leal de Oliveira

Advogado,  Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. É Pós Doutor em Direito, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Pós-Graduado em Direito Civil, Direito do Consumidor e Docência do Ensino Superior.

CIT – Câmara de Inovação e Tecnologia

Fundada em 2021, a Câmara de Inovação e Tecnologia (CIT), visa fomentar a inovação, através da conexão com empresas e sindicatos ligados ao comércio de bens, serviços e turismo da Bahia. A CIT conta com cerca de 30 empresas e entidades, entre públicas e privadas que estão ativas no segmento de inovação e tecnologia.

Coordenadora: Isabel Sartori

Formação acadêmica com Doutorado em Engenharia e atuação desde 2014 como professora do quadro permanente da Escola de Administração da UFBA nas áreas de Produção, Tecnologia e Gestão da Inovação. Desenvolve projetos de educação empreendedora com mentorias para startups e orientação de carreira para jovens lideranças. Mentora da Equipe Cafeína, ganhadora mundial do NASA Space Apps Challenge e uma das organizadoras do projeto Hack at School em parceria com a embaixada americana.

Coordenador Substituto: José Loyola de Andrade Neto

Início: 09/02/2023

CJE – Câmara do Jovem Empresário

Criada em 2014, como um órgão consultivo da Fecomércio-BA, a Câmara do Jovem Empresário (CJE) vem se tornando referência no mercado baiano pela forma inovadora com que reúne jovens empreendedores em um fórum permanente de geração de conteúdo, networking e representatividade. A Câmara é composta por jovens empresários, profissionais liberais, que estão dispostos a criar uma rede de negócios na capital baiana e em cidades do interior, trazendo para a roda de discussão as tendências do mercado e os métodos para aperfeiçoar o conhecimento geral dos participantes.

Por prezar por uma rede altamente qualificada de networking, que viabilize conexões e trocas de experiências enriquecedoras para o desenvolvimento e sucesso de seus filiados, a CJE estabelece um cadastro para o processo de filiação.

Coordenador: Fabiano Leal

Início: 25/05/2022
Término: 24/05/2023

CME – Câmara da Mulher Empresária

A Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio-BA representa a união de todas as câmaras municipais, ligadas aos sindicatos do comércio filiados à Federação, com o propósito de criar uma grande rede de empreendedoras baianas. O objetivo é ampliar o networking e a geração de negócios por meio de ações e projetos que estimulem o desenvolvimento da mulher no meio empresarial, em especial no comércio de bens, serviços e turismo. A CME atua como órgão consultivo da Federação nas questões ligadas ao empreendedorismo feminino.

Coordenadora Interina: Ana Carolina Alonso