Senac Bahia avança no tema de Ação Climática, Inovação e Competitividade dos Serviços Turísticos
A agenda climática liderada pelas Nações Unidas, é uma prioridade estratégica e se insere em uma tendência mundial de que todos os atores, públicos e privados, são chamados a contribuir para evitar o aquecimento do planeta por encima dos 2º centigrados até o ano 2050.
De acordo com as Organização Mundial do Turismo, o setor de turismo é responsável por cerca de 8% do total de emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE). Sendo este um importante setor gerador de empregos diretos e indiretos, a sua contribuição prática na agenda global para evitar o aquecimento global, demanda um compromisso urgente e ambicioso de descarbonização de todos destinos turísticos e consequentemente das empresas que atuam neste setor.
No sentido de apoiar ao setor de turismo da Bahia, no seu alinhamento com as principais tendências e regulações climáticas a nível nacional e internacional, o Senac-BA trabalha desde agosto de 2022, na aplicação de boas práticas de gestão climática para o Restaurante Escola.
A meta deste primeiro projeto de ação climática é a de introduzir a gestão das emissões de carbono no restaurantes-escola Senac Bahia procurando: (a) cumprir com as diretrizes climáticas que promove a Organização Mundial do Turismo, a través da Declaração de Glasgow; (b) cumprir com os protocolos de gestão de emissões GEE da UN Climate Change; e (c) alcançar a certificação internacional Carbono Neutro, como reconhecimento a ser oferecida por Green Initiative.
De acordo com Monique Badaró, assessora de Inovação e Intercâmbio, o sucesso deste esforço poderá significar o desenvolvimento de novas capacidades internas “estamos trabalhando para ser uma nova referência para o setor de turismo e comércio, na Bahia e no país, em matéria de ação climática”, disse.
A certificação internacional Carbono Neutro promoverá uma programação de trabalho alinhada aos desafios da recuperação econômica pós-covid do turismo, e às prioridades nacionais, além de trazer para o centro da agenda de trabalho aspectos-chave como a redução das emissões de carbono, associada à introdução de melhorias na eficiência das operações, assim como às novas práticas de economia circular; além da sensibilização de alunos e milhares de clientes que utilizam os serviços do Restaurante-escola, possibilitando uma compreensão prática dos desafios climáticos e da contribuição efetiva do Senac para a mitigação dos impactos.