FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

SENAC LANÇA LIVRO ‘CULINÁRIA SUSTENTÁVEL DA CHAPADA DIAMANTINA’

Comércio
15 de maio de 2021

Pelo terceiro ano consecutivo, o Senac coloca em livro um recorte da turística região da Chapada Diamantina. Desta vez sob o título ‘Culinária Sustentável da Chapada Diamantina‘, lançado no dia 8 de outubro, no Núcleo de Educação Profissional Senac, na cidade de Lençóis. A diretora regional, Marina Almeida, prestigiou o lançamento, realizado em meio ao tradicional festival de música que atrai baianos e turistas à cidade que é a porta de entrada da Chapada.

 

Durante o evento, a Câmara de Vereadores de Lençóis, representada pela vereadora Aida Meire, fez uma moção de congratulação ao Senac, num reconhecimento ao trabalho da instituição em prol do seu desenvolvimento turístico. A secretária interina de Turismo, Araceli Dourado, representou a prefeitura da cidade no lançamento.

 

A publicação Culinária Sustentável da Chapada Diamantina trata sobre alimentação saudável e sua relação com a região e reúne receitas de moradores, divididas entre Café da Manhã, Almoço, Jantar, Doces e Sobremesas, Receitas sem Glúten, Temperos e Acompanhamentos. Fruto de pesquisa das jornalistas Laís Correard, Thais Castilho e Verusa Pinho, sob a coordenação da Flora Comunicação (Branca Pires), que também produziram os textos, sob a consultoria da nutróloga Priscila Abreu, e tem coordenação editorial da Gerência de Marketing e Comunicação do Departamento Nacional do Senac, com a colaboração de Margareth Branca Pires e da equipe de redação da Flora Comunicação. A pesquisa e redação histórica do Suplemento ‘A Culinária Natural da Chapada Diamantina’, que acompanha a publicação é de Delmar Alves Araújo.

“Na Chapada Diamantina, a utilização de elementos naturais da região criou uma culinária particular e a está transformando em um polo gastronômico com características próprias”, diz o diretor-geral do Senac, Sidney Cunha, na apresentação do livro. O título não será  comercializado e servirá como material de aula nos cursos do Senac. As bibliotecas das unidades na Bahia e em outros estados disponibilizarão exemplares para consulta aos alunos da instituição.

 

O casamento do Senac com a gastronomia da Chapada Diamantina começou com o lançamento de Chapada Diamantina: Culinária & História, em 2013. Com selo da Editora Senac, o título virou um sucesso editorial, recebendo, inclusive, um prêmio internacional de literatura gastronômica.