FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Senac participa do Projeto “Do Rural à Mesa”

Sistema Comércio
18 de setembro de 2024
Senac participa do Projeto “Do Rural à Mesa”

Neste mês de setembro, o Senac recebeu pequenos agricultores da Cooperativa Agroecológica de Coqueiro de Monte Gordo (CooperMonte) para conhecer o Centro de Educação Hoteleira da Casa do Comércio, incluindo o Restaurante-escola.

O intercâmbio é uma iniciativa do Senac, Sebrae e Senar e compõe o Projeto “Do Rural à Mesa”, que conta com o apoio da Secretaria da Agricultura e Pesca de Camaçari.

O grupo, formado por aproximadamente 20 produtores rurais de Camaçari veio conhecer de perto o destino final dos seus alimentos que são cultivados em comunidades assistidas pelo Projeto e fizeram um tour pelos espaços do Senac, incluindo o Espaço Mais Verde, destinado a arrecadação de produtos para reciclagem e reuso, a cozinha principal, onde são preparados os pratos servidos diariamente e os espaços pedagógicos da instituição.

Visitas técnicas em Mata de São João e Monte Gordo

Dando prosseguimento às ações “Do Rural à Mesa”, uma comitiva visitou o Sítio Agro Triunfante em Monte Gordo/Camaçari e a Fazenda Bicho Preguiça em Açu da Torre/Mata de São João, onde os participantes puderam conhecer toda a produção agroflorestal e a relação das famílias com a terra, mostrando a cadeia logística desde o preparo do terreno, plantação, cultivo, colheita e transporte para as instituições parceiras, como o Restaurante-escola Senac Casa do Comércio.

“Ficamos muito felizes em conhecer pessoalmente todo o processo cuidadoso que estas famílias têm com os alimentos que consumimos em nosso restaurante. O trabalho realizado aqui, com o apoio do Sebrae e Senar fortalece a agricultura familiar, gera renda para estas comunidades e aquece a economia local. Esta é uma ação em que todos saem ganhando”, explica Carlos Alberto, gestor do Restaurante-escola Senac Casa do Comércio.

Participaram da visita representantes do Senac, Senar, Sebrae, da Secretaria de Agricultura de Camaçari, da Coopermonte, além de estudantes e instrutores do Senac.