Sesc Bahia inicia aulas EAD em todo o Estado
Surpreendidos pela pandemia do coronavírus, instituições de ensino, alunos e pais de todo o Brasil tiveram de se a adaptar-se ao ensino à distância (EAD) como forma de dar continuidade ao calendário escolar. Com as escolas do Sesc Bahia não foi diferente. Após um mês de férias encerrado no último dia 17 de abril, decretado após a suspensão das aulas em todo estado em 17 de março, os alunos da Educação infantil, Ensino fundamental, Ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação complementar, de dez cidades onde o Sesc tem unidades de ensino, retornaram às aulas.
Desde 22 de abril, os alunos das Escolas Sesc na Bahia estão tendo aulas pela ferramenta Google ClassRoom (Ensino fundamental e médio), YouTube e blog (Educação infantil), plataformas estáticas que permitem ao aluno ter acesso ao conteúdo no horário que for mais conveniente. As dúvidas estão sendo esclarecidas pelos professores por chat. Na Educação de jovens e adultos (EJA), o canal de atividades está sendo o WhatsApp, uma vez que foi verificado que os alunos desse segmento têm mais acesso aos smartphones do que a computadores nas suas residências. Para aqueles que não dispõem de internet em casa, está sendo disponibilizada a opção de buscar as atividades impressas na escola com dias marcados para não haver aglomeração.
Esse novo método de ensino e aprendizagem foi discutido pelas equipes das escolas durante o recesso. Dezenas de profissionais, entre diretores, vice-diretores e supervisores pedagógicos envolveram-se na tarefa de informar às famílias sobre a metodologia que seria utilizada para que todos os alunos pudessem ter acompanhamento e continuar o aprendizado durante o período de isolamento.
O retorno dos pais e responsáveis tem sido positivo. A mãe de um dos estudantes, Claudia Ribeiro Souza, elogiou a decisão de antecipar as férias. “Olá, passando para parabenizar a equipe Sesc pelo cuidado em priorizar aos pais esse tempo para uma possível organização familiar, para enfrentarmos esse momento tão preocupante para todos nós. Creio que esse momento foi muito importante para vocês também se adequarem ao momento e continuar proporcionando um ensino de qualidade para nossos filhos. Muito grata a todos”, escreveu.
Diretora da Escola Sesc Zilda Arns, em Salvador, Suzana Almeida diz que a resposta ao ensino por meio de tecnologias tem sido boa. “Foi trabalhoso, mas estamos vendo que o resultado está sendo positivo. Os professores também estão interessados, criativos, empenhados. Eu ouço o mesmo de outras diretoras”, afirma. A Educação, que é um dos principais pilares de atuação do Sesc, segue adaptando-se e na busca por continuar proporcionando aos alunos e suas famílias um serviço de qualidade, para seguir fomentando a formação dessas crianças e jovens em toda a Bahia.