FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Sesc realiza evento de integração com idosos

Sistema Comércio
11 de novembro de 2022
Sesc realiza evento de integração com idosos

Ação promove o debate entre especialistas e participantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) sobre temas relacionados ao envelhecimento

O envelhecimento no Brasil cresce rapidamente e os idosos já somam 31,2 milhões de habitantes, representando 14,7% da população, segundo o IBGE. Este cenário reforça a importância de cuidar das pessoas que se encontram nesta fase da vida. Para isso, há quase 60 anos, o Sesc desenvolve o Trabalho Social com Idosos (TSI), programa que tem como objetivo contribuir para o envelhecimento saudável e ativo. Para debater os novos desafios deste público e identificar ações para melhorar ainda mais a qualidade de vida, o Sesc reunirá os integrantes do TSI em todo o país, em um grande encontro virtual preparado a partir de questões levantadas pelos idoso ao longo do ano.

O I Encontro Nacional de Pessoas Idosas do Sesc será realizado no dia 17 de novembro. O evento terá uma sede presencial no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador (BA), onde estarão especialistas convidados para falar sobre os temas: Saúde da Pessoa Idosa, Direito da Pessoa Idosa e Idadismo. Nos demais estados, os integrantes do TSI estarão reunidos em unidades do Sesc, participando do encontro por meio da transmissão online. “Neste primeiro grande encontro nacional, os idosos serão os protagonistas, com o principal lugar de fala. Apesar do idadismo ser debatido amplamente há pouco tempo, o Sesc se orgulha de estar posicionado como pioneiro no trabalho de inclusão social dos idosos e incentivo ao envelhecimento saudável, ativo e autônomo. Para manter a qualidade das ações e a sintonia com o público, o Sesc busca constantemente métodos para oferecer atividades cada vez mais assertivas em todas as suas unidades”, conta a analista de Projetos Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Rita Martorelli.

A programação do encontro prevê três mesas com debates entre especialistas e participantes do TSI. A conversa sobre a Saúde da Pessoa Idosa será conduzida pela médica geriatra e doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Karla Giacomin. Já a palestra sobre Direito da Pessoa Idosa será ministrada pelo bacharel em Direito e especialista em Defensoria Pública João Carlos Gavazza. Por fim, o debate sobre Idadismo será facilitado pela assistente social e especialista em Gerontologia titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Ingrid Rochelle.

Sobre o Trabalho Social com Idosos (TSI)

O programa foi iniciado na década de 1960, com a constatação do isolamento e a exclusão da pessoa idosa, que já frequentavam o Sesc em busca de atividades e convívio social. Percebendo esta realidade, a instituição desenvolveu o TSI, um trabalho de caráter socioeducativo e cultural voltado a este público oferecendo atividades em diversas áreas, como saúde, lazer, esporte, educação, entre outros. Atualmente, as ações do TSI atendem 50 mil idosos anualmente e está presente em 27 estados e cerca de 150 municípios.