Sicomércio Camaçari promove III Feira do Empreendedorismo Feminino em Março

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sindicato Patronal do Comércio de Camaçari e Região (Sicomércio) promove a Feira do Empreendedorismo Feminino. Nesta edição, o evento apresenta novo conceito e uma programação diversificada. A Feira acontecerá nos dias 12 e 13 de março, na Praça Abrantes, das 9h às 18h. A abertura acontece no dia 11 com um coquetel, às 18h30, na Casa do Trabalho, em Camaçari.

Uma coletiva de imprensa foi realizada no dia 18 de fevereiro para lançar oficialmente a Feira e apresentar as propostas da iniciativa para 2020, que trará serviços gratuitos para o Centro da cidade.

“É uma feira que naturalmente acontece o ano inteiro. Tem mulheres que vão abrindo os seus MEIs, outras vão abrindo micro e pequenas empresas e vão tocando porque têm orientação”, afirmou Juranildes Araújo, presidente do Sicomércio, ao ressaltar o objetivo do evento.

A III Feira do Empreendedorismo Feminino apresentará um conceito de festival, aliando as orientações e serviços profissionais a intervenções culturais. Na programação tem palestras, ações de saúde, serviços de contabilidade, aula show de maquiagem, exposição de artesanato, sorteio de brindes, desfile de moda, apresentações culturais, zumba e o concurso “Garota Sicomércio”.

“Você consegue capacitar a mulher para que ela não abra a sua empresa e com um ano ela feche. Ela vai se preparando para ficar no mercado”, completou Juranildes.

Mais de 80 expositores de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias d’Ávila, de diferentes ramos – artesanato, clínica médica, educação, confecção, gastronomia, saúde e bem-estar, joias e semi-joias – participarão do evento.

O diretor de Comunicação do Sicomércio, Tiago Testa, revelou que a Feira deixou vários frutos ao longo desses três anos, a exemplo da criação da Câmara da Mulher Empreendedora. “A gente conseguiu, dentro das nossas palestras, dar uma temática para essas mulheres que estavam com cases de empreendedorismo e cases de profissionalismo, por exemplo, mulheres que são donas de empresas, são gerentes”.

A iniciativa abraça outros temas ligados à luta das mulheres, como o combate à violência contra a mulher. Prova, foi a presença da Major Denice Santiago, idealizadora da Ronda Maria da Penha na Bahia, na edição de 2019. “A partir disso surgiu lá na Base Comunitária [de Segurança], que o Sicomércio apoia um projeto de capacitação profissional e temos um atendimento social para as mulheres que passam por questões de vulnerabilidade, de agressão”, pontuou Testa.