Sindicatos prestigiam lançamento virtual de programa desenvolvido pelo Sebrae e CNC, voltado para o comércio

Sistema Comércio
9 de março de 2022

Iniciativa do Sebrae Nacional e CNC, o Programa Empreenda+ vai beneficiar empresários do comércio de 11 municípios baianos, a partir deste mês de março, com projetos gratuitos que visam o aumento da produtividade de pequenas e micro empresas do comércio. Nesta terça-feira, 08/03, a Fecomércio-BA e o Sebrae reuniram os presidentes dos sindicatos e gerentes do Sebrae das cidades a serem atendidas para apresentar as duas iniciativas do programa: o Projeto ALI – Agentes Locais de Inovação e o Hub Empreendedor. Ambos exclusivos para atender ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O presidente Carlos de Souza Andrade ressaltou a importância do trabalho dos sindicatos na sensibilização das empresas associadas para aderirem ao projeto gratuito, cujas inscrições terminam no próximo dia 21. Alagoinhas, Camaçari, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itabuna, Juazeiro, Feira de Santana, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Valença e Lauro de Freitas serão os municípios atendidos inicialmente pelo ALI. Por meio de uma metodologia própria, os Agentes são facilitadores que fazem o raio x do negócio, levantando os principais problemas e soluções, visando aumento de faturamento, produtividade e redução de custos por meio da inovação.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, registrou que “por questão de justiça a Bahia foi escolhido como estado piloto para o desenvolvimento desse trabalho”. A meta é atender 10 mil empresas baianas em três anos pelo ALI, num investimento de R$20 milhões. Numa segunda fase, começa o Hub Empreendedor, iniciativa para atendimento dos MEIs e ME, principalmente as empresas nascentes, com mentorias e possibilidade de crédito no fim do processo.

Participaram do evento virtual presidentes dos sindicatos empresariais de Teixeira de Freitas, Allisson Ferreira; Camaçari e Região, Juranildes Araújo; Alagoinhas, Benedito Vieira; Eunápolis, Sérgio Bobbio; Santo Antonio de Jesus, Herivaldo Nery e Vicente Neiva; Juazeiro, Paulo Henrique Andrade; e Itabuna, José Adauto dos Santos. Executivos do Sebrae (André Gustavo e Fernanda Gretz) e da Fecomércio-BA (Cristina Maeda, gerente sindical) também estiveram presentes.