SOLENIDADE DO ‘COMERCIANTE DO ANO 2016’ CONSAGRA EMPRESÁRIO DO SUL DA BAHIA

Prestigiado por empresários, autoridades e familiares, Sérgio Velanes, varejista do sul da Bahia, recebeu o título de Comerciante do Ano 2016 e a comenda Visconde de Cairú, concedidos pela Fecomércio-BA. A solenidade, considerada o “Oscar do Comércio baiano”, lotou o salão de eventos da Casa do Comércio, na noite do dia 27 de julho.

Em discurso carregado de emoção, o homenageado agradeceu o reconhecimento em nome dos comerciantes de sua região, contou a trajetória do Grupo Velanes, fundado por seu pai há 38 anos, e agradeceu, em especial, a sua esposa Selma, que administra junto com ele o grupo formado por farmácias e franquias. “Ao longo dessas quase quatro décadas passamos por muitos obstáculos e superamos as dificuldades sempre com simplicidade, inovação, proximidade com clientes e fornecedores e valorizando os nossos colaboradores”, declarou.

Velanes também destaca como motivo para sua premiação o projeto social Velanes na Comunidade, que leva serviços gratuitos às comunidades carentes das cidades onde atua. “O voluntariado é um capítulo a parte no Grupo Velanes. Temos colaboradores, fornecedores e parceiros que abraçam as causas comunitárias com vigor e entusiasmo”, disse.

O presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, destacou, em seu discurso, o momento difícil que o setor atravessa. “Apesar das dificuldades que o varejo e o atacado vivenciam, é possível encarar a crise econômica instalada com prudência, melhoria dos custos operacionais, uma boa prática de estoques e, principalmente, com criatividade”, aconselhou aos empresários.

O Sicomércio Ilhéus, sindicato do qual Velanes é membro fundador, foi o responsável pela indicação do Comerciante do Ano 2016. Anualmente, a escolha consensual é feita por uma comissão formada por presidentes de sindicatos filiados à Federação, procurando alternar a premiação, a cada ano, entre empresários atuantes na capital e no interior. Para o presidente do Sicomércio Ilhéus, Antonio Costa, a homenagem a Sérgio Velanes se estende a todos os empreendedores do comércio do sul da Bahia.

Entre os presentes à solenidade estiveram a secretária municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf, representando o prefeito ACM Neto, vereadores Alberto Braga e Leo Prates, o presidente da FCDL, Antoine Tawil, o presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto, o vice-presidente da FIEB, Josair Bastos, o presidente do IGHB, Eduardo Moraes de Castro, a promoter Licia Fabio, entre outros.

A PREMIAÇÃO – Desde o ano de 1985, a Fecomércio-BA homenageia os principais comerciantes atuantes na Bahia com o título de Comerciante do Ano. Entre os que já receberam a comenda Visconde de Cairú estão Mamede Paes Mendonça (1989), José Faro (1998), Nelson Daiha (2002), Antoine Tawil (2011), Barreto Góes (2012), Eliezer Schnitman (2013) e Frutos Dias Neto (2015).