FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Solenidade e Jantar Festivo em comemoração ao “Comerciante do Ano 2010” reuniram grandes autoridades

Comércio
15 de maio de 2021

Após a composição da mesa de honra e execução do Hino Nacional, Carlos Amaral, em nome da Fecomércio, outorgou ao homenageado o diploma de Comerciante do Ano 2010 e a medalha Visconde de Cairú. De acordo com Amaral, o empresário Eduardo Morais de Castro foi escolhido com louvor pela sua atuação no comércio e por seu trabalho altruístico à frente da Morais de Castro. “Fico muito agradecido por ter sido escolhido e ainda mais feliz por a escolha ter sido unânime”, revela Eduardo. Em seu discurso, o empresário, que ingressou como um simples funcionário e em anos subsequentes se tornou sócio da empresa, relata que “quando criança, cheguei a comercializar fogos juninos e o lucro era de 100% já que o capital inicial era de meu pai e eu era filho caçula”. Há 47 anos lidando com o comércio, Eduardo é hoje diretor majoritário da empresa e dedica-se integralmente ao Grupo Morais de Castro, fundado por seu pai em 1960, o empresário Álvaro Gomes de Castro. Pai, filho, neto e bisneto de comerciantes, Eduardo acredita que “o comerciante tem que saber se adequar ao momento. O comércio aproxima povos, diminui a tensão entre eles e melhora a qualidade de vida da sociedade”.

Após o discurso de agradecimento do homenageado, o presidente Carlos Amaral agradeceu a presença das autoridades e demais convidados e deu por encerrada a sessão. Todos puderam degustar do especial jantar festivo em comemoração ao Dia do Comerciante, no Restaurante Internacional Casa do Comércio.

O Prêmio

A Medalha do Mérito Visconde de Cairu, instituída em julho de 1981, é destinada a agraciar personalidades que se destacam pelos serviços prestados nas áreas de Economia, Artes, Ciência, Letras e Assistência Social. A Medalha é considerada pela Federação do Comércio como uma condecoração comemorativa em virtude de celebrar a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas e homenagear a memória do seu inspirador, José da Silva Lisboa, Primeiro Barão e Visconde de Cairu.

Já a homenagem ao Comerciante do Ano foi criada para o Dia do Comerciante e é concedida aos empresários que mais contribuem para o comércio baiano e consequentemente para o desenvolvimento do estado. O comerciante é eleito entre os candidatos indicados pelos sindicatos do comércio. Dentre eles estão os comerciantes que se destacam no setor e também os que desempenham alguma ação social.

Morais de Castro Comércio e Importação de Produtos Químicos Ltda.

Com matriz no Portoseco Pirajá, em Salvador (Ba), a Morais de Castro possui filiais no Rio de Janeiro (RJ) e em Jaboatão dos Guararapes (PE), comercializando seus produtos nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste. Em 2009, teve faturamento de mais de R$50 milhões de reais e emprega 60 colaboradores nos três locais. Após meio século de constante inovação, procurando sempre prestar o melhor serviço com responsabilidade, qualidade, segurança e eficiência, o grupo se encontra hoje bem estruturado, profissionalizado, capitalizado e em contínua evolução. A empresa possui cinco certificações: ISO 9001, ISO 14000, ISO 18000, SASSMAQ (certificação em transporte de produtos químicos perigosos) e Prodir (Processo de Distribuição Responsável). Como participa do comércio internacional, a Morais de Castro também é registrada na Dun e Bradstreet International Ltd. – empresa de referências comerciais mundial – e na Seguradora Hermes, da Alemanha.

Atualmente, as principais atividades da empresa são a importação, revenda e distribuição autorizada de produtos químicos e petroquímicos. Além destas, a empresa também provê serviços logísticos para os seus clientes e parceiros, dos quais se destacam o transporte de mercadorias, operações de manipulação, envase e armazenagem de produtos, administração de negócios de terceiros, dentre outros. Através de um portfólio de produtos extremamente diversificado, a empresa atende a quase todos os segmentos industriais, como o de Adesivo, Água e Saneamento, Alimentício, Automotivo, Bebidas, Calçados, Carcinicultura, Celulose, Cosméticos, Curtumes, Embalagens, Espumas e Colchões, Fármacos, Gás e Petróleo, Químico e Petroquímico, Metalurgia e Mineração, Sabões e Detergentes, Tintas e Solventes, Tratamento de Efluentes, dentre outros.

Eduardo Morais de Castro está presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) desde 2007. Para ele, a ACB tem a missão de orientar os associados, os empresários baianos e a sociedade como um todo a defender os interesses coletivos, com todas as sugestões e reivindicações objetivando uma melhora da Bahia e do Brasil. “É uma identidade plural que representa o comércio, a indústria, a agricultura, os prestadores de serviços e os profissionais liberais”. Como empresário, Eduardo afirma que “temos que acreditar no Brasil. Um país de grandes potencialidades, que ainda tem muito por realizar. Como tal, as oportunidades serão muito grandes para aqueles que desejam empreender”. Embora exista o momento da globalização, Eduardo defende o capital nacional e, particularmente, o local, que em alguns momentos sente que está ameaçado por esta nova realidade da globalização. “Não podemos ir de encontro ao tempo e temos que conviver com a realidade”, finaliza.