Fecomércio-BA e SPM assinam Acordo de Cooperação para enfrentamento à violência de gênero

Sistema Comércio
21 de dezembro de 2022

Com o objetivo de estabelecer condições para cooperação mútua em ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e o Sistema Fecomércio-BA assinaram na tarde desta segunda-feira (19) um Acordo de Cooperação, na sede da Casa do Comércio. O documento estabelece os compromissos das instituições em ações conjuntas como campanhas de sensibilização, promoção da autonomia socioeconômica de mulheres, além de capacitações para profissionais do setor.

O documento foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelson Fernandes, e a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira.

“Estaremos empenhados em promover ações junto à pasta, ao longo de 2023, a começar do mês de março dedicado à mulher, visando a valorização das mulheres no mercado de trabalho, sua autonomia socioeconômica e, principalmente, de enfrentamento à violência contra as mulheres em nosso Estado”, declarou o presidente.

Para a secretária da SPM parcerias com setores da iniciativa privada são fundamentais na luta contra a violência às mulheres e para promoção da equidade de gênero, colocando em pauta temas como igualdade salarial para pessoas que ocupam as mesmas funções e o estímulo às compras sensíveis a gênero.

“A ONU Mulheres tem destacado a importância da seleção sustentável de fornecedores de bens ou serviços com o incentivo à aquisição, por parte das empresa, de negócios liderados por mulheres”, disse Palmeira. As chamadas compras afirmativas são consideradas pela ONU como ferramentas poderosas para o empoderamento das mulheres e fortalecimento da economia.

Participaram do ato de assinatura, o diretor regional do SESC, Marconi Sousa; a diretora regional do SENAC, Marina Almeida; a assessora de gabinete da SPM, Silvia Almeida, e a coordenadora de Articulação Institucional de Ações Temáticas, Isis Macagnan.