FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Uma história exemplar perpetuada em livro

Comércio
15 de maio de 2021

“Contar a história da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia requer ter em mente um contexto mais amplo de homens e mulheres, comerciantes e comerciários, que vêm construindo uma civilização voltada para o progresso e para contribuição efetiva dos destinos do mundo”, assim começa o livro “Fecomércio-BA: uma história exemplar”, escrito pelo jornalista Carlos Ribeiro e editado pela Solisluna Editora. Para marcar o lançamento da obra, a Federação realizou um Talk Show, no dia 24 de outubro, no salão de eventos da Casa do Comércio, com a presença do presidente da Casa, Carlos de Souza Andrade, do presidente da ABI – Associação Bahiana de Imprensa, Walter Pinheiro, e do arquiteto Francisco Senna, além do autor.

Para o presidente  da Fecomércio-BA, o livro cumpre o dever de perpetuar a história e consagrar fatos e personagens que tiveram presenças marcantes na história da instituição. “Neste livro procuramos envolver comerciantes, os dirigentes sindicais da Federação, colaboradores, dentre outras figuras que estiveram ligadas ao processo, além dos braços sociais, Sesc e Senac”, comentou Andrade. 

Segundo Carlos Ribeiro, a Casa do Comércio ocupa uma presença imensurável na capital baiana. “Em todas as histórias de cinema, televisão ou livros o comércio aparece como coadjuvante em todas as produções. Eu tive a oportunidade de colocar a ação do comércio e todos os seus personagens como protagonista”, disse o escritor, acrescentando que, na hora de escrever, ele se colocou no lugar do leitor.

Especialista em patrimônio arquitetônico, Francisco Senna, em sua fala, fez um paralelo entre os investimentos da Fecomércio em suas unidades e sede e o desenvolvimento da cidade de Salvador.  Citou a construção do edifício de vanguarda, Casa do Comércio, e a importância da inauguração do complexo Sesc Senac para a revitalização do Pelourinho, nos idos dos anos 70. “Podemos perceber a presença ativa do comércio em Salvador quando vemos que a cidade para no Dia dos Comerciários”. O arquiteto e professor ainda ressaltou a presença de Fernando Frank, um dos arquitetos que projetaram a Casa do Comércio,  e da professora Sandra Gonzaga, neta de Arthur Fraga, presidente fundados da Fecomércio, em 1947.

O livro “Fecomércio-BA: uma história exemplar” é parte das ações comemorativas em homenagem às sete décadas de atuação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia na vida dos baianos. A próxima ação, que conclui o calendário do ano comemorativo, consolida-se na maior campanha de doação do Estado: o Natal Solidário.