FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

VENCEDORES DO PRÊMIO SESC DE LITERATURA PARTICIPAM DE BATE-PAPO NA CASA DO COMÉRCIO

Comércio
15 de maio de 2021

No dia 13 de dezembro, às 19h, no foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio, os leitores baianos têm encontro marcado com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2016, Franklin Carvalho e Mário Rodrigues. Além de conhecer as suas obras, o público poderá participar de  um bate-papo descontraído com os autores, mediado pelo também escritor, Henrique Rodrigues. Ao final será aberta sessão de autógrafos.

Este ano, o Nordeste ganhou destaque, pois o Prêmio contemplou dois vencedores da região, o jornalista, natural de Araci (BA), Franklin Carvalho venceu na categoria romance com “Céus e terra” e o professor, de Garanhuns (PE), Mário Rodrigues na categoria conto com “Receita para se fazer um monstro”.  Eles participaram da programação do Centro Cultural Sesc Paraty durante a FLIP.

O Prêmio Sesc de Literatura visa revelar novos talentos e promover a literatura nacional. Criado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. O Prêmio abre uma porta do mercado editorial aos estreantes, publicando seus livros pela editora Record e distribuindo-os para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc em todo o País. Além disso, os autores são incluídos em programações literárias do Sesc, possibilitando um contato maior com leitores. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, contribuindo para a renovação no panorama literário brasileiro.

A edição 2016 teve 1503 livros inscritos – 709 contos e 794 romances. “O número de 1503 inscritos deste ano é três vezes maior que a média histórica do projeto. Isso mostra que iniciar uma carreira literária numa grande editora é o sonho de muitos aspirantes a escritor”, destaca Henrique Rodrigues, assessor técnico de Literatura do Departamento Nacional do Sesc. O próximo edital será aberto em janeiro de 2017.

 

SOBRE OS VENCEDORES

O jornalista baiano Franklin Carvalho, 47 anos, vencedor na categoria Romance com “Céus e Terra”, é pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e assessor de imprensa do Tribunal do Regional do Trabalho. O livro conta a história do menino Galego, que aos doze anos é convocado para salvar um cigano crucificado e acaba morrendo. Transcendendo a morte, Galego acompanhará uma família de pessoas bastante simples do sertão baiano, observando seus momentos de alegria e de dor, bem como o comportamento geral da cidade no que tange à religião e à morte.

 
O pernambucano de Garanhuns, Mário Rodrigues, 38 anos, é pós-graduado em língua portuguesa, professor de português, literatura e redação. Sua obra, “Receita para se fazer um monstro”, é uma coletânea de contos curtos que tem como inspiração inicial cenas da infância – em um recorte temporal bem específico dos anos 1980. A narração das brincadeiras, das descobertas, das personalidades e dos amores compõe um pano de fundo sentimental para quem viveu no início da década.