Banco Mundial: pesquisa Enterprise Surveys impulsiona melhorias no ambiente de negócios
Governos, investidores e formuladores de políticas públicas contam com uma importante ferramenta para identificar dificuldades e promover o crescimento econômico: a Enterprise Surveys, pesquisa realizada pelo Banco Mundial que avalia detalhadamente o ambiente empresarial em mais de150 países.
É um estudo que é feito há 20 anos. No Brasil, uma amostra representativa de 1.800 empresas está sendo contatada para participar da pesquisa. Por meio de uma metodologia padronizada, a Enterprise Surveys coleta dados sobre desafios enfrentados pelas empresas, como acesso a financiamento, infraestrutura inadequada e excesso de regulamentações. Essas informações são essenciais para subsidiar reformas econômicas, atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento sustentável.
Além de destacar as dificuldades de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), a pesquisa permite a comparação global e regional, oferecendo uma visão clara sobre as condições de negócios em diferentes contextos. “Os dados ajudam a identificar áreas prioritárias para intervenções governamentais e promovem boas práticas”, afirma Caroline Nogueira, economista do Departamento de Indicadores Globais do Banco Mundial e coordenadora da pesquisa no Brasil.
Os resultados também são utilizados para monitorar o progresso ao longo do tempo, avaliando o impacto de reformas e políticas públicas no ambiente empresarial. Publicados de forma transparente, os dados incentivam o debate público e a adoção de estratégias baseadas em evidências, beneficiando economias em todo o mundo.
Com foco na promoção de crescimento econômico, inovação e geração de empregos, a Enterprise Surveys reafirma seu papel como um recurso estratégico para a competitividade global e o desenvolvimento econômico inclusivo.
Nova metodologia
Com a publicação em 2024 do Business Ready, o novo relatório do Banco Mundial sobre ambiente de negócios, a Enterprise Surveys teve a periodicidade ajustada para acontecer de maneira periódica a cada 4 anos e novos indicadores foram estabelecidos. Os resultados terão dados uma amostra representativa de vários setores com representatividade de diferentes portes e regiões do território nacional.
No Brasil, a pesquisa está sendo implementada pelas instituições Oppen Social (https://oppen.social/) e Kampo Brasil (https://www.kampobrasil.com/). As entrevistas são realizadas diretamente com gerentes e proprietários. As empresas que fazem parte da amostragem são definidas de maneira aleatória dentro da estratificação por porte e setor. As empresas sorteadas para a amostra serão diretamente contactadas com um convite para participar do estudo.