FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Pesquisa da CNC sobre inovação é destaque em reunião da CIT

Câmaras Setoriais, Sistema Comércio
18 de agosto de 2025
Pesquisa da CNC sobre inovação é destaque em reunião da CIT

A Pesquisa de Inovação da Confederação Nacional do Comércio (CNC) foi o ponto central da reunião da Câmara de Inovação e Tecnologia (CIT) da Fecomércio BA, realizada na tarde desta segunda-feira (18/08), sob a coordenação de Isabel Sartori.

O estudo apresentado por Maurício Ogawa, Diretor de Tecnologia e Inovação da CNC, revelou que 55% dos empresários já adotaram algum tipo de inovação em seus negócios, evidenciando avanços significativos no setor. Durante a exposição, Ogawa ressaltou a relevância dos resultados como subsídio para a formulação de estratégias e políticas setoriais. “Os resultados da pesquisa servirão como base para a formulação de estratégias que orientem políticas setoriais, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação no comércio brasileiro”, afirmou.

Ele destacou ainda o crescimento da inovação aberta entre as empresas. “Nós comemoramos quando vimos que 45% das empresas já estavam realizando inovação aberta. Esse é um movimento importante, que mostra que é possível e necessário avançar, e que os exemplos do próprio setor serão determinantes para incentivar novos negócios a seguirem esse caminho”, completou Ogawa.

Ao avaliar o papel da Câmara, Isabel Sartori ressaltou a importância do trabalho coletivo na promoção da cultura da inovação. “A CIT tem um papel fundamental de dar visibilidade, articular atores e mostrar que a inovação é possível no comércio. Como Federação, assumimos a liderança nesse processo de mudança de cultura e de transformação do ecossistema”, destacou.

Além da pesquisa, a reunião contou com a apresentação de informes da CIT e do ecossistema de inovação baiano, o feedback da Semana S do Comércio, realizada em abril, e o resultado do prêmio ABDI.

O encontro também registrou a participação, de forma virtual, do Sicomércio Ilhéus e do Sincomerciovc, fortalecendo a representatividade regional dentro das discussões.