FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

Fecomércio BA discute empreendedorismo em reunião da CAMPEC

Câmaras Setoriais, Sistema Comércio
18 de setembro de 2025
Fecomércio BA discute empreendedorismo em reunião da CAMPEC

Na tarde desta quinta-feira (18/09), a Câmara do Micro e Pequeno Empresário do Comércio da Fecomércio BA se reuniu sob a coordenação de Geraldo Cordeiro, com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na sustentabilidade dos pequenos negócios no estado.

Um dos principais temas da pauta foi a apresentação de um estudo conduzido pelo Sebrae Bahia, trazido pelo Coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae BA, Edcarlos Moreira. A pesquisa, realizada entre 2020 e 2024, analisou o cenário nacional de sobrevivência das empresas mercantis brasileiras, com base em dados de mais de 17 milhões de CNPJs registrados no país.

Segundo o levantamento, 70% das empresas cadastradas no período são Microempreendedores Individuais (MEIs), predominando nos setores de comércio e serviços. A pesquisa destacou ainda a taxa de sobrevivência dessas empresas nos dois primeiros anos de funcionamento, apontando diferenças relevantes por porte, setor e região do país.

Os dados revelam que:

  • Entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do setor de comércio, a taxa de sobrevivência é de 92,1%;
  • Para os Negócios de Pequeno Porte (NPP), essa taxa é de 74,9%;
  • Já entre os MEIs do mesmo setor, o índice chega a 70,4%.

Regionalmente, as empresas de pequeno porte apresentam maior longevidade na região Norte do país, enquanto os MEIs demonstram maior taxa de sobrevivência no Sul.

Além do tema do empreendedorismo, a pauta da reunião incluiu a discussão sobre os impactos das reformas na infraestrutura, principalmente para o micro e pequeno empresário, e a expectativa em torno da Reforma Tributária, prevista para entrar em vigor em 2026. Os participantes alertaram para a necessidade de diálogo contínuo com os setores públicos e privados, a fim de garantir que essas mudanças estruturais considerem a realidade dos pequenos negócios e não comprometam sua competitividade e sustentabilidade.

Durante a reunião, os membros da Câmara discutiram estratégias para ampliar o apoio aos micros e pequenos empreendedores, com foco em capacitação, inovação e acesso a crédito. O coordenador Geraldo Cordeiro destacou “a importância da união entre entidades empresariais e órgãos de fomento, como o Sebrae, para criar um ambiente mais favorável ao crescimento sustentável dos pequenos negócios na Bahia”.

A reunião contou ainda com a participação online do Sindescobrimento e Sicomercio Ilhéus.

Confira os melhores momentos do encontro:  https://www.instagram.com/p/DOwgm-9kgP4/