FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

A caminho do pódio da WorldSkills 

Sistema Comércio
4 de setembro de 2024
A caminho do pódio da WorldSkills 

A aluna do Senac Bahia, Pamela Fernandes, se prepara para representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo.

Foco, garra e determinação são os combustíveis que levarão Pâmela Fernandes, uma jovem talentosa de 22 anos, a Lyon, na França, onde vai competir na 47ª edição da WorldSkills. Oriunda do Programa Senac de Gratuidade, Pâmela representará o Brasil, em setembro, na disputa voltada para jovens profissionais técnicos, reunindo competidores de diversas partes do mundo para exibir suas habilidades em uma gama de ocupações.

Para a baiana, a oportunidade de participar desse evento é o ápice de uma jornada intensa de preparo e dedicação. “Estou com muitas expectativas, acredito que vou ter ótimas experiências e me sinto extremamente grata e muito empolgada para representar o Brasil da melhor forma”, destaca Pâmela.

A preparação para a disputa envolveu um treinamento rigoroso, que inclui tanto habilidades técnicas (hard skills), quanto socioemocionais (soft skills). Essa jornada começou quando Pâmela se matriculou no curso de Garçom, uma escolha que se mostrou fundamental para sua descoberta e paixão pela área de Serviços de Restaurante. Desde então, ela passou por uma série de seletivas e intensivas.

A gerente de desenvolvimento pedagógico do Senac, Crystiane Matos, relata que a participação de Pâmela em uma competição dessa magnitude é um reflexo do compromisso e excelência do Senac em preparar seus alunos para os desafios do mercado de trabalho. “É um torneio que acontece a cada dois anos, e possui quatro etapas: escolar, estadual, nacional e mundial, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de vários países”, explica.

Do Senac Bahia ao palco global

O caminho de Pâmela até Lyon não foi fácil. Ela passou por um processo seletivo, que incluiu avaliações escritas, práticas, psicológicas e entrevistas. Após sua aprovação, foi iniciada uma jornada de dois anos de treinamento intensivo, com uma carga horária semanal de 44 horas, que incluiu não apenas o aprimoramento de habilidades técnicas, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais e de idiomas, particularmente o inglês, essencial para a comunicação durante uma competição internacional.

“Meu maior desafio foi aprender inglês, porque as provas exigem comunicação em língua inglesa. No começo foi um pouco difícil, pois tive que aprender muita coisa ao mesmo tempo”, confessa a aluna.

Um dos aspectos mais notáveis desse processo foi o intercâmbio educacional que Pâmela realizou nas escolas de hotelaria de Paris e Tarbes, na França. “Esse intercâmbio teve grande impacto em sua formação, proporcionando-lhe uma alta performance profissional”, destaca Crystiane Matos. Durante esse período, Pâmela teve a oportunidade de imergir na cultura e gastronomia, além de adquirir conhecimentos técnicos franceses específicos de sua área de atuação. Isso não só ampliou sua visão de mundo como também a preparou de maneira mais abrangente para os desafios que viriam na competição.

Desafios e suportes

A trajetória de Pâmela também foi marcada por desafios pessoais e emocionais, particularmente em relação às viagens e à distância de sua família. Sua mãe, Daiane Matos, compartilhou que a experiência de ver sua filha viajar sozinha para a Austrália foi um momento difícil para ambas. “Sempre estivemos em oração para que ela tivesse paciência, calma e fé, e, assim,  pudesse lidar com as pressões e critérios para uma competição de tão alto nível”, lembra.

Nesse processo, o suporte institucional oferecido pelo Senac Bahia também foi fundamental para o desenvolvimento de Pâmela. Desde o início da sua jornada, a instituição proporcionou uma série de recursos, incluindo cursos de extensão, acompanhamento terapêutico e psicológico, cursos de idiomas, entre outros.

O instrutor do Senac, Anderson Almeida, explica que a fase de treinamento exige muito empenho para se superar mediante as atividades que um competidor executa, pois é necessário realizar as provas de um padrão em referências internacionais com excelência.

“Neste processo o competidor se desafia, por exemplo, com o tempo de duração das tarefas, com o fluxo de processos nas produções e serviços que os competidores desenvolvem, bem como com a qualidade do produto final”, completa o treinador de Pâmela.

O Poder da educação

A história de Pâmela é um exemplo inspirador de como a educação profissional pode transformar vidas. A diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade, ressalta a urgência em acreditar na transformação do mundo através da educação. “A educação profissional transforma milhares de vidas todos os dias em nosso país e o Senac Bahia transforma milhares de vidas em nossa Bahia há quase oito décadas”, afirma Ana.

Para outras famílias e jovens aspirantes, Daiane Matos, mãe de Pâmela, deixa um conselho: “Que apoiem seus filhos, incentivem e digam sempre que acreditam no potencial deles. Não será fácil, mas é possível chegar onde Pâmela chegou, e o apoio familiar é extremamente importante para a evolução do competidor”. Esta mensagem reflete a importância do suporte emocional e do incentivo na jornada de qualquer jovem em busca de seus sonhos.

O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, ressalta que a presença de Pâmela neste evento é uma vitória de toda Bahia e, sobretudo, para o Sistema Fecomércio BA – Fecomércio, Sesc e Senac. “Esse é um ganho não apenas para nós, mas também para todo o comércio de bens, serviços e turismo da Bahia, que pode se orgulhar em dizer que tem a melhor profissional de serviço de restaurante do Brasil, e se a medalha vier em Lyon, do mundo”, afirma.

Um olhar para o futuro

O diretor-geral do Senac Brasil, Marcus Vinicius Machado Fernandes, destaca que “o que nós buscamos vai muito além do pódio e da possibilidade de medalhas. O investimento que o Senac Bahia tem feito no desenvolvimento de jovens como a Pâmela e a própria experiência que ela está vivendo nesses grandes eventos não se perdem. Pelo contrário: ficam como legado para as nossas equipes pedagógicas e para os nossos alunos. Inovação e atualização de práticas educacionais, a evolução de conhecimentos e a incorporação de novas metodologias de ensino e aprendizagem”.

Esta não é apenas uma competição; é uma oportunidade de crescimento e aprendizagem que vai além do evento em si. Os concorrentes que se destacam têm a oportunidade de continuar suas carreiras dentro do Senac ou em outras instituições, aproveitando o legado de conhecimento e experiência adquiridos. Para Pâmela, essa competição é apenas o começo de uma carreira promissora, que poderá levá-la a novas oportunidades e desafios.

Para Pâmela, essa é uma oportunidade de ouro para representar seu país e mostrar que, com dedicação e apoio, qualquer sonho é possível. A jovem baiana não está apenas competindo, ela está escrevendo uma nova página na história da educação profissional no Brasil.

Sobre a WorldSkills

A WorldSkills é um movimento global que promove a valorização das profissões técnicas. Fundada em 1950, a organização tem como missão elevar o perfil e o reconhecimento das habilidades profissionais em todo o mundo, demonstrando a importância dessas habilidades para o desenvolvimento econômico e social.

Participar da competição oferece aos competidores uma plataforma única para mostrar suas habilidades em um ambiente internacional. Isso não apenas abre portas para futuras oportunidades de carreira, mas também contribui para a troca de conhecimentos e práticas inovadoras entre diferentes países.

A competição é dividida em várias categorias, desde tecnologia da informação até construção civil, passando por serviços pessoais e sociais. Cada categoria é projetada para desafiar os competidores em várias áreas, incluindo conhecimento técnico, criatividade e capacidade de resolver problemas sob pressão.

Matéria feita por: Chris Cerqueira
Divulgada na Revista do Sistema Fecomércio-BA – Edição 51