A Federação
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia é uma entidade sindical de segundo grau, âmbito estadual e não estatal, que presta serviços essenciais ao Comércio baiano.
Fundada em 2 de maio de 1947, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, possuiu em seus sessenta e dois anos de existência, cinco presidentes. Como presidente fundador esteve no cargo, o Sr. Artur Fraga, que presidiu a instituição até o ano de 1954, quando então assumiria o Sr. Orlando Moscozo que liderou a Federação nos dois anos seguintes. Em 1956 ocuparia o cargo, o Sr. Deraldo Motta que iria comandar a Federação até seu falecimento no ano 1987. Neste mesmo ano assumiu o Sr. Nelson Daiha que esteve no cargo até o ano de 2002, e também faleceu no exercício da presidência, dando lugar ao presidente Carlos Fernando Amaral.
No ato de sua fundação, a Federação possuía sete sindicatos filiados e devidamente reconhecidos; atualmente a Federação reúne 35 sindicatos empresariais do comércio filiados.
Sua primeira sede social situava-se à Praça Conde dos Arcos, no então Edifício da Associação Comercial da Bahia. No ano de 1988, a sede da Federação foi transferida para o Edifício Casa do Comércio, edifício este que foi construído especialmente para abrigar a Federação, SESC e SENAC, e que é hoje um dos principais pontos turísticos e arquitetônicos da cidade de Salvador.