Adaptação ao novo contexto traz novas perspectivas de atuação para o Sesc nos meios digitais
Desde o final do mês de março, quando se iniciou o isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, o Sesc Bahia, preocupado com a continuidade da sua prestação de serviço aos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e suas famílias, rapidamente buscou adaptar-se ao novo contexto para continuar próximo de sua clientela, mesmo distante fisicamente.
Foi dado início a uma produção de vídeos com temáticas abrangentes a todos os programas, com a intenção de promover entretenimento sem perder de vista o viés educativo que perpassa todas as ações da instituição. Àquela época, não se podia imaginar ainda a duração do período de quarentena e, por isso, o foco eram vídeos curtos voltados às mídias sociais, já que o ambiente virtual era o único possível para as realizações.
Foram produzidos mais de 60 conteúdos que falavam de Cultura, Lazer, Educação, Saúde e Assistência. Porém, percebendo-se que se faria necessário a intensificação dos cuidados no combate ao novo coronavírus e a manutenção do distanciamento social como uma das principais estratégias de prevenção, o Sesc foi além e passou a oferecer uma programação em formato de transmissão ao vivo, iniciando com lives de atividade física para serem feitas em casa e por toda a família.
Até o mês de maio, mais de um milhão de pessoas foram atingidas pelos conteúdos produzidos, entre curtidas, compartilhamentos e visualizações, o Sesc conseguiu alcançar seu objetivo de oferecer programação e informação de qualidade aos trabalhadores do comércio neste período tão difícil.
No entanto, o trabalho não parou por aí! Em junho, com os Festejos Juninos cancelados em todo o país, o Sesc transportou a tradição da reza para Santo Antônio para o meio virtual e realizou, através de lives em seu canal no YouTube, o projeto “Tríduo de Santo Antônio” que ocorre anualmente no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. Além da reza, teve muito forró com a banda Estakazero e o show “Arraiá de Jorge”, da banda Filhos de Jorge, igualmente transmitidos ao vivo pela internet com mais de 36 mil espectadores somados.
Agora, uma nova etapa se inicia com a implementação do Projeto Sesc Virtualidades, que visa continuar promovendo ações de Cultura mesmo quando a ocupação de equipamentos culturais ainda está em suspenso. Através de canais e ferramentas digitais, serão realizadas ações virtuais nas áreas de Artes cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Biblioteca.
Projetos como Dominguinho em casa – que disponibiliza espetáculos infantis pelo YouTube e contação de histórias – já estão sendo realizados com sucesso desde o início deste mês. Já a partir do dia 13 de julho, estarão abertas as inscrições do Fazendo Arte no Sesc – em casa, uma série de cursos online e gratuitos, que acontecerão em ambiente virtual, ministrados por instrutores do Sesc Bahia. Além dele, o Clube Sesc de Leitores também inicia suas atividades online com a proposta de promover uma pausa mensal para trocar experiências sobre literatura, leitura e escritas. As sessões virtuais terão mediação de profissionais do Sesc Bahia e os leitores podem se inscrever para participar através do e-mail.
Desse modo, o Sesc continua transformando realidades através da sua atuação direta junto aos seus clientes, investindo em novas possibilidades de interação e por que não, de futuro. A instituição segue enxergando os desafios como possibilidades de expandir seu trabalho e alcance. Confira toda a programação do regional na agenda digital no site institucional e também através de nossas mídias sociais.