FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

ALUNO DO SENAC BAHIA ESTÁ EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Comércio
15 de maio de 2021

Um degrau de cada vez, e sempre avançando. Assim – constante e ascendente – tem sido o desenvolvimento profissional de Andeson Fonseca de Almeida, do fim do Ensino Médio no interior do estado da Bahia ao pódio da WorldSkills Américas, em Bogotá, onde se sagrou, em abril de 2014, campeão na ocupação Serviço de Restaurante. O jovem de 20 anos prepara-se agora para mais uma etapa: representar o Senac na maior competição de educação profissional do mundo: a WorldSkills, cuja 43ª edição ocorre em agosto, em São Paulo.

 

Foi em seu primeiro emprego, em um restaurante no Aeroporto Internacional de Salvador, que Andeson soube da existência de uma instituição de educação profissional de respeito: o Senac. Não tardou e estava matriculado, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), no Centro de Educação Hoteleira Casa do Comércio, aprendendo mais sobre a profissão de Garçom. E ali, ao descobrir equipes treinando para a Olimpíada do Conhecimento, seus olhos brilharam: “Comecei a observar os treinamentos e fiquei encantado. Tudo era impressionante! Fui à Supervisão Pedagógica e solicitei minha inscrição na próxima seleção da competição”.

 

Daquela decisão em diante, o emprego no restaurante do aeroporto ficou para trás, mas surgiram um objetivo bem definido, uma rotina de intensos treinamentos e muitas conquistas e aprendizados. Para isso, Andeson conta com o apoio e a experiência dos docentes Cesar Falcão, expert oficial da WorldSkills na ocupação Serviço de Restaurante, e Hemilton Heverton Oliveira, ex-aluno do PSG que venceu na mesma ocupação na Olimpíada do Conhecimento 2010, competiu na WorldSkills 2011, em Londres, e hoje é instrutor do Senac na Bahia. “Queremos ver esses olhos brilharem na competição”, dizem os professores.

 

Se depender do entusiasmo de Andeson, além de seus olhos, mais uma medalha de ouro vai reluzir em breve em seu peito: “Estou confiante que serei campeão internacional na WorldSkills porque faço o que gosto e tudo fica mais simples”. E o baiano ainda tem empolgação para repartir de bandeja tudo que aprendeu: “Espero, no futuro, poder repassar meu conhecimento para outros jovens talentosos que pretendam se qualificar neste segmento”.

 

 

Tradição em torneios

O Senac promove e participa de competições de educação profissional há muitos anos. A WorldSkills, assim como a Olimpíada do Conhecimento e outros eventos, são importantes oportunidades de aprimoramento técnico e crescimento educacional para alunos, docentes e equipes pedagógicas da Instituição em todo o país.

 

As primeiras edições da WorldSkills que contaram com a participação do Senac foram as realizadas no Canadá (2009), no Reino Unido (2011) e na Alemanha (2013). Em 2014, alunos da Bahia, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul participaram, na Colômbia, da WorldSkills Américas, maior competição de educação profissional do continente americano. O Senac subiu ao pódio em todas as categorias em que competia.

 

A próxima edição da WorldSkills terá o Brasil como sede: será em São Paulo, de 11 a 16 de agosto de 2015. Representarão o Senac no torneio, além de Andeson, Julia Gabriela dos Santos Machado (de Minas Gerais, na ocupação Health and Social Care – Cuidados de Saúde e Apoio Social), Sara Ariane Aguiar Lima (do Ceará, vencedora da Olimpíada do Conhecimento 2014 na ocupação Beauty Therapy – Estética e Bem-estar), Milena Berkembrock (de Santa Catarina, na ocupação Florista), Ricardo Dornelles (do Rio Grande do Sul, na ocupação Cozinha) e Aldair da Silva Santos (de Pernambuco, vencedor da Olimpíada do Conhecimento 2014 na ocupação Cabeleireiro).

 

Fonte: www.senac.br/imprensa/noticias/brilho-nos-olhos-pelo-prazer-de-servir.aspx