FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DA BAHIA

Notícias

ANUNCIADA CONSTRUÇÃO DO CENTRO CULTURAL E GASTRONÔMICO SESC EM FEIRA DE SANTANA

Comércio
15 de maio de 2021

Num investimento de R$ 17 milhões, a primeira etapa do projeto será entregue em setembro de 2016

O projeto de interiorização do Sistema Fecomércio-BA, através do Sesc, deu mais um importante passo na última sexta, 11 de setembro. Uma solenidade, realizada em Feira de Santana, marcou o início das obras do Centro Cultural e Gastronômico Sesc, na segunda maior cidade da Bahia. Estiveram presentes o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, o presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, o diretor regional do Sesc, José Carlos Boulhosa Baqueiro, o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs), José Carlos Moraes Lima, entre autoridades do município, lideranças do comércio local e diretores da Fecomércio-BA.

O presidente Carlos de Souza Andrade informou que o investimento a ser empregado na construção é da ordem de R$ 17 milhões. “Entregaremos, até setembro de 2016, a primeira parte do projeto, composta de teatro com 290 lugares e restaurante do comerciário. Na segunda etapa, vamos recuperar o casarão colonial, tombado pelo Iphan, que integra o terreno doado pela prefeitura de Feira”, explicou.  A construtora que venceu a licitação da obra é a FCK Construções.

Responsável pela doação do terreno ao Sesc, o prefeito José Ronaldo afirmou que o centro da cidade se tornará um polo cultural. “Com a abertura do Teatro Sesc, esta região passará a ter três espaços teatrais, tornando-se um point de entretenimento. Os comerciários ganharão um restaurante com excelente qualidade nutricional a preços subsidiados”, declarou o prefeito, reiterando ainda que Feira de Santana recebe um investimento como este num momento em que o país atravessa fase de crise e desemprego.

O presidente do Sicomfs, José Carlos Moraes Lima, afirmou que este projeto começou a ser delineado há alguns anos e representa uma conquista dos empresários do comércio de Feira. “O Sesc já possui uma unidade operativa em Feira de Santana e ampliará o atendimento aos comerciários com um restaurante e espaço cultural”, disse o diretor regional José Carlos Boulhosa Baqueiro.

DADOS DO PROJETO:

Área do terreno situado próximo à Praça Carlos Bahia (centro da cidade): 6.547,26 m²

Área construída aproximada: 6288,97 m² (Administração, Teatro e Restaurante)

Restaurante do Comerciário: contará, no pavimento térreo, com amplo salão de atendimento climatizado, com capacidade para fornecer até 2.000 refeições por dia. No subsolo ficarão as áreas de preparo, armazenamento dos gêneros alimentícios, câmaras frigoríficas, vestiários, sala de descanso para funcionários, além de área para carga/descarga.

Teatro: o projeto contempla uma moderna e confortável sala de espetáculos, com capacidade para 292 lugares, totalmente climatizada, dotada de infraestrutura de cenotecnia, sala de ensaio, sala do coro, sala técnica, camarins.

Administração: anexa ao teatro será erguida a área administrativa do complexo cultural, com salas para reuniões, gerência, coordenação das atividades sociais, departamento de pessoal, compras, tesouraria e estacionamento para servidores.

Na segunda etapa será feita a recuperação do Casarão Colonial de 785 m²:

Casarão colonial: tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia), a antiga sede da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana será inteiramente recuperada, conservando-se as características arquitetônicas da época (final do Século XIX). Servirá de sede para atividades culturais e educativas, além de disponibilizar amplo salão para realização de eventos. Em seu subsolo haverá auditório, biblioteca, sala de leitura, espaço de convívio, sanitários e balcão de recepção.

Acessibilidade: Todo o conjunto arquitetônico será provido de meios de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como sanitários adaptados em quantidade dimensionada para oferecer tranquilidade e conforto aos usuários.