As artes visuais produzidas por mulheres indígenas é tema da Bahia no Identidade Brasilis – um projeto nacional do Sesc
O evento reforça o protagonismo de Mulheres Indígenas com uma programação formada por mesa de debate e três oficinas gratuitas online.
Com o intuito de evidenciar e registrar a produção artístico-cultural dos povos indígenas e negras de nosso país , o Identidade Brasilis realiza mais um ano de programações online. Como parte dessas atividades , o Sesc oferece ao público uma mesa de debate e três oficinas, entre 27 de agosto a 10 de setembro, que abordam a produção nas artes visuais de mulheres indígenas, com atividades transmitidas pelo canal do Youtube da instituição e com acesso grátis ( www.youtube.com/SescBahiaOficial) O evento promove as produções artísticas e elaborações educativas das mulheres indígenas de diferentes povos, identidades e contextos de territórios ancestrais: Macuxi, Pataxó e Tacana, a partir da visão de artistas visuais e também educadoras.
O Identidade Brasilis na Bahia tem início no dia 27 de agosto, às 16h , com a mesa de debate sobre o tema “Mulheres Indígenas nas Artes Visuais Contemporâneas: Olhares, Perspectivas e Narrativas ”, uma transmissão “ao vivo” com tradução simultânea em Libras , e tem como convidadas (e responsáveis pelas oficinas da programação): Georgina Nascimento (Boa Vista – RR) – artista visual indígena Macuxi, graduada em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Roraima; Arissana Pataxó (Santa Cruz de Cabrália – BA) – artista visual Pataxó e professora na Educação Escolar Indígena, possui em graduação Artes Plásticas e mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA; e Déba Tacana (Porto Velho-RO) – artista visual Tacana e Cigana, licenciada em artes visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e mestra na linha de ensino das Artes Visuais para formação de professores pela Universidade Estadual de Santa Catarina.
As oficinas, que tiveram inscrições até 24/08, têm início no dia 30 de agosto e seguido até 10 de setembro. A lista de participantes será divulgada no dia 28/08 nas redes sociais da instituição. São 3 temáticas distintas:
- A Temática Indígena no Ensino das Artes Visuais – Desafios e Perspectivas , com Déba Tacana (Porto Velho – RO). Período: 30/08 a 1º / 09, 18h às 20h (online). Público: Professores de artes não indígenas que atuam na rede escolar e professores de licenciaturas.
- Pintura Corporal e Grafismo Indígena , com Arissana Pataxó (Santa Cruz de Cabrália – BA). Período: 2 a 4/09, 18h às 20h (online). Público: artistas, professores de artes e demais interessados.
- Corpo, Memória e Bordado , com Georgina Sarmento (Boa Vista – RR). Período: 8 a 10/09, 18h às 20h (online). Público: Artistas e público adulto em geral.
Mesmo com a retomada das ações presenciais, o Sesc mantém sua programação online que é veiculada nas redes sociais da Instituição. P ara ficar por dentro de tudo que vai acontecer durante todo o mês e nas demais unidades, basta seguir os perfis no Instagram – @sescba | Facebook – facebook.com/sescbahia , e inscrever-se no canal Sesc do Youtube ( www.youtube.com/SescBahiaOficial ), sem esquecer de acionar o sino para receber a notificação das estreias.