“Bate-papo Senac Moda” debate influência africana e desenvolvimento de figurino
Voltado para profissionais e estudantes ligados ao mundo fashion, o Bate Papo Senac Moda é realizado há três anos consecutivos. A próxima edição será nos dias 6 e 7 de junho, das 18h às 21h, no salão de eventos da Casa do Comércio. No formato talk show, o evento aborda um tema específico em cada dia: África – uma matriz de moda, arte e cultura; no dia 6, e Figurino: o encontro da moda com a arte, no dia 7. O acesso será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível a ser destinado ao programa Mesa Brasil SESC.
O primeiro dia do bate-papo fashion (06/06) vai reunir o estilista Renato Katuka, da Katuka Mercado Negro; a estilista Najara Black, da N Black; e a estilista Carol Barreto. Renato trabalha com tecidos e acessórios africanos, resgatando tradições e inovando com estilos contemporâneos. Já Najara Black começou produzindo camisetas com a logomarca da boneca com o cabelo black. Fez tanto sucesso nas festas de Salvador, que expandiu sua produção com foco na moda afro contemporânea inspirada nas referências dos negros norte-americanos. Carol Barreto, primeira estilista negra do Brasil convidada a participar do Black Fashion Week Paris, onde a moda evidencia as raízes do Brasil sem estereótipos.
No segundo dia (07/06) entra em cena a discussão sobre Figurino com Valéria Kaveski, uma referência em figurino na Bahia que tem na sua carteira de clientes nomes como Carlinhos Browm e Daniela Mercury; Miguel Carvalho, professor de moda, consultor de artistas e figurinista de espetáculos teatrais baianos; Claudia Soares e Alethea YF. O objetivo desse debate é mostrar um pouco do trabalho essencial do figurinista para construção da imagem e identidade de personagens e artistas.